Pular para o conteúdo
Cotidiano

Piloteiro percorre Rio Paraguai por quase 3h e garante aposentadoria

Atendimento é oferecido pela ação da Justiça Itinerante, que segue na região até sexta-feira
Jennifer Ribeiro -
José conseguiu aposentadoria após 20 anos de profissão. (Reprodução, INSS)

Aos 60 anos recém-completados, o piloteiro José de Oliveira Amorim enfim conquistou o sonho de se aposentar como pescador artesanal. Para isso, ele percorreu quase três horas de barco pelo Rio , para ser atendido pela Justiça Itinerante, que havia chegado à comunidade de Barra de São Lourenço, na entre e a Bolívia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“No ano passado, fui até a agência do INSS em , onde soube que haveria uma nova edição do atendimento itinerante. Agora, consegui ser atendido aqui, perto de casa”, conta o piloteiro.

A ação, que reúne o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Justiça Especial Itinerante do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e outras instituições públicas, leva atendimento especializado a regiões de difícil acesso, garantindo cidadania e inclusão social aos moradores do Pantanal sul-mato-grossense.

Pescador há duas décadas, José tem direito à aposentadoria por idade rural, após ter contribuído por mais de 15 anos ao sistema, por meio do recebimento do seguro defeso, benefício destinado a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca. “Agora é esperar a resposta do INSS, mas só de ter conseguido ser atendido aqui já valeu o esforço”, afirma.

Como ocorreu em 2022, a equipe percorreu novamente o trajeto até Barra de São Lourenço. O local é uma das últimas comunidades sul-mato-grossenses ao longo do Rio Paraguai, bem próximo da divisa de Mato Grosso e com o país vizinho Bolívia.

Próximos atendimentos

Até esta sexta-feira (19), mais duas comunidades serão atendidas, com destaque para os atendimentos realizados na Fazenda Ilha Verde, na região do Paraguai-Mirim. Nestes dois dias de ação, pescadores e trabalhadores rurais podem solicitar benefícios como o seguro defeso, aposentadoria rural e outros serviços previdenciários.

Os atendimentos serão realizados em Barra de São Lourenço (dia 15), Paraguai Mirim (dias 16 e 17) e Jatobazinho (dias 18 e 19). A expedição conta com o apoio da Marinha, que disponibilizará dois navios. Um deles transportará magistrados, servidores e estudantes; o outro será o Navio de Assistência Hospitalar ‘Tenente Maximiano’, equipado para atendimentos médicos e odontológicos.

Além dessas localidades, moradores de comunidades vizinhas também poderão ser atendidos: Porto São Francisco, Tuiuiú, Pioval, Capim Gordura, Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Mato Grande, Coqueiro, Bonfim, São Pedro, Chané, Aldeia Uberaba, Acurizal, Aterro do Binega e Porto Amolar.

Magistrados, servidores e estudantes atuarão em cadastros, consultas, perícias e audiências. Entre os serviços oferecidos, estão: aposentadorias urbana e rural, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial, seguro defeso e pensão por morte.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Em mês de seca, Mundo Novo registra maior acumulado de chuva em MS

MP e Defensoria recorrem para incluir cotas no concurso do TCE-MS: ‘reparação histórica’

Sudão: crianças comem ração animal para sobreviver em cidade sitiada por guerra

vereadora luiza

“Absurdo”, diz Luiza Ribeiro sobre PEC da Blindagem aprovada na Câmara

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Adolescentes participam de circuito de palestras sobre gravidez precoce e saúde mental

Últimas Notícias

Brasil

Moraes quer ouvir PGR sobre pedido para investigar Eduardo e Gayer por ofensiva ao BB

Parlamentares afirmaram que caso BB não respeitasse Lei Magnitsky seriam punidos até a falência

Cotidiano

Congestionamento é registrado na Duque de Caxias após grave acidente com morte de trabalhador da Solurb

Apenas a faixa da esquerda, no sentido do bairro para o centro, está liberada

Transparência

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Apesar de apontar série de irregularidades, promotor opta por fazer 'recomendação'

Política

Com chapa única, PSB convoca eleição do diretório de Campo Grande

Eleições serão em 13 de outubro