O setor agropecuário do Brasil registra altas em quase todas as métricas relacionadas a abate de animais, produção de ovos e aquisição de leite e couro no 2° trimestre de 2025.
Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e referem-se a abril, maio e junho de 2025. Ou seja, antes do anúncio do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
O abate de bovinos cresceu 3,3%, o de suínos teve alta de 1,6% e o de frangos subiu 1,1% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, a aquisição de leite cru aumentou 9,3%, de couro 2,6% e de ovos de galinha 4%. Com relação ao trimestre anterior, há estabilidade nos abates de frango e redução de 1,9% na venda de couro.
Abate de bovinos tem 3,3% de alta
No 2º trimestre de 2025, o IBGE registrou o abate de 10,4 milhões de cabeças de bovinos. Essa quantidade representa uma variação positiva de 3,3% em comparação com o 2º trimestre de 2024 e de 5,4% em relação ao 1º trimestre de 2025.
Além disso, houve produção de 2,63 milhões de toneladas de carcaças bovinas entre abril e junho de 2025, o que significa uma alta de 1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e de 6% em relação ao início do ano.
Alta de 1,6% no abate de suínos
O abate de suínos somou 14,87 milhões de cabeças no 2° trimestre de 2025, ou seja, um aumento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2024 e de 3,8% em comparação ao 1° trimestre deste ano.
O peso acumulado das carcaças registrou 1,4 milhão de toneladas no período — aumento de 4,7% no ano e de 6,1% em três meses.
Abate de frangos sobe 1,1%
O Brasil registra abate de 1,64 bilhão de cabeças de frango no segundo trimestre. A alta foi de 1,1% em relação ao trimestre equivalente do ano anterior e estabilidade em relação ao 1º trimestre de 2025.
Além disso, o peso acumulado das carcaças chegou a 3,56 milhões de toneladas. Ou seja, um acréscimo de 2,7% em relação ao 2º trimestre de 2024 e de 2,4% frente ao trimestre anterior.
Altas em leite, ovos e couro
A aquisição de leite cru por laticínios é de 6,50 bilhões de litros no último trimestre. A alta é de 9,3% em comparação ao 2º trimestre de 2024 e de 0,1% em comparação ao início do ano. Esta alta, mesmo pequena, representa uma mudança de rota, já que anteriormente havia baixa de 4,5% no volume de leite.
Os curtumes analisados declararam receber 10,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino no 2º trimestre de 2025. Essa quantidade representa um acréscimo de 2,6% em comparação à registrada no 2º trimestre de 2024 e redução de 1,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
A produção de ovos de galinha somou 1,22 bilhão de dúzias no 2º trimestre de 2025. O resultado representa aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 1,6% em comparação ao 1º trimestre.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***