Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com chegada do frio, Parque Ayrton Senna será ponto de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

Lá, será oferecido: espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado, inclusive para pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial
Jennifer Ribeiro -
Morador em situação de rua em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A Prefeitura de , por meio da SAS (Secretaria de e Cidadania) lançou, nesta quarta-feira (28), o projeto Inverno Acolhedor, que visa oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande durante as madrugadas geladas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nas noites em que os termômetros atingirem 12 °C ou menos, o Parque Ayrton Senna será ponto de acolhimento para abrigar a população que aceitar. Lá, será oferecido: espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado, inclusive para pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial. Os atendimentos começam nesta quarta, e ocorrerão das 18h às 06h.

Caso a população presencie uma pessoa em situação de rua, a orientação é que acione as equipes da secretaria pelo número 156. Profissionais serão encaminhados até o endereço para oferecer acolhimento ao morador.

Atendimentos a pessoas em situação de rua

Conforme a SAS, desde as primeiras quedas de temperatura e chuvas intensas, registradas entre março e abril, os técnicos da secretaria têm monitorado os serviços de meteorologia para reforçar o estoque de cobertores e preparar as unidades de acolhimento, que neste período, chegam a registrar aumento de até 50% no número de acolhidos.

Com a chegada da primeira frente fria em , as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) já intensificaram as abordagens e entrega de cobertores à população em situação de rua. Este trabalho de abordagem é realizado 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Neste período de frio, as abordagens são intensificadas, principalmente, na região central, viadutos, praças e espaços públicos, locais em que as pessoas em situação de rua costumam se abrigar.

Como ajudar?

A população pode contribuir com o trabalho do SEAS realizando denúncias pelos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469. Dessa forma, as equipes podem ir até o local e oferecer os serviços da rede de Assistência Social do município.

Nas unidades de acolhimento são oferecidas quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.

A Rede Municipal de Assistência Social também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. A unidade oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O local também promove acesso à higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando o endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Rose Modesto vanessa gestão br-163 carne

‘Cabe procurar outros parceiros’, propõe Rinaldo após frigoríficos de MS ‘romperem’ com Trump

moreninhas

VÍDEO: Incêndio visto a distância assusta moradores das Moreninhas

Sophie Charlotte ‘surta’ com figurantes durante gravações de Três Graças, diz colunista

Casal foi retirado de UPA após flagrante de uso de drogas, diz Sesau

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

carne frigorifico

MS enfrenta déficit de mão de obra e exportação suspensa não deve gerar demissões

Últimas Notícias

Brasil

Haddad: 90% do decreto do IOF é incontroverso

Impasse está nas operações de risco sacado, segundo o ministro

MidiaMAIS

Leve a ‘amiga’: Bioparque convoca população para celebrar o dia da cobra

Visitantes interessados podem tocar na pele das cobras e participar de outras atividades

Polícia

Operação no Paraguai ‘derruba’ centro de processamento de maconha destinada ao Brasil

Megaestrutura de produção de drogas funcionava em Cerro Corá

Polícia

Justiça Federal manda soltar suspeito de tráfico de drogas preso em operação em Ivinhema

Réu declarou que um outro acusado lhe deve R$ 620 mil e ele mesmo deve R$ 700 mil a outro investigado