Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com chegada do frio, Parque Ayrton Senna será ponto de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

Lá, será oferecido: espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado, inclusive para pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial
Jennifer Ribeiro -
Morador em situação de rua em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A Prefeitura de , por meio da SAS (Secretaria de e Cidadania) lançou, nesta quarta-feira (28), o projeto Inverno Acolhedor, que visa oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande durante as madrugadas geladas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nas noites em que os termômetros atingirem 12 °C ou menos, o Parque Ayrton Senna será ponto de acolhimento para abrigar a população que aceitar. Lá, será oferecido: espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado, inclusive para pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial. Os atendimentos começam nesta quarta, e ocorrerão das 18h às 06h.

Caso a população presencie uma pessoa em situação de rua, a orientação é que acione as equipes da secretaria pelo número 156. Profissionais serão encaminhados até o endereço para oferecer acolhimento ao morador.

Atendimentos a pessoas em situação de rua

Conforme a SAS, desde as primeiras quedas de temperatura e chuvas intensas, registradas entre março e abril, os técnicos da secretaria têm monitorado os serviços de meteorologia para reforçar o estoque de cobertores e preparar as unidades de acolhimento, que neste período, chegam a registrar aumento de até 50% no número de acolhidos.

Com a chegada da primeira frente fria em , as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) já intensificaram as abordagens e entrega de cobertores à população em situação de rua. Este trabalho de abordagem é realizado 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Neste período de frio, as abordagens são intensificadas, principalmente, na região central, viadutos, praças e espaços públicos, locais em que as pessoas em situação de rua costumam se abrigar.

Como ajudar?

A população pode contribuir com o trabalho do SEAS realizando denúncias pelos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469. Dessa forma, as equipes podem ir até o local e oferecer os serviços da rede de Assistência Social do município.

Nas unidades de acolhimento são oferecidas quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.

A Rede Municipal de Assistência Social também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. A unidade oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O local também promove acesso à higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando o endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio atinge grande área de vegetação no São Francisco, próximo de casas e prédios

sucuri engole tucano

Morreu furada ou aguentou? Vídeo mostra destino de sucuri que comeu tucano pelo bico

Advogados de réus acusados de tentativa de golpe avaliam que voto de Fux ‘lava a alma’

Mesmo com parecer contrário do TCE-MS, Câmara aprova contas de 2021 do prefeito de Terenos

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Áudio enviado a vereador de MS tido como ‘perseguição política’ vira caso de polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital Universitário de Dourados realiza mutirão para reduzir fila de espera no SUS

Ação faz parte do "Dia E" da Rede Ebserh e oferece mais de 250 procedimentos neste sábado

Cotidiano

Com foco em modernização, novo projeto do SGO passará por audiência pública

Encontro online será voltado para empresas de tecnologia, entidades de classe, sociedade civil e órgãos de controle

Brasil

Fux afirma que acampamentos não caracterizam crimes

Ministro afirmou que manifestações políticas com propósitos sociais é permitido por lei

Emprego e Concurso

Processo seletivo em Paranaíba tem oferta de 26 vagas com salários de até R$ 4,6 mil

Vagas estão distribuídas entre os cargos de Engenheiro Ambiental, Engenheiro Florestal, Biólogo, Gari e Motorista