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Cotidiano

Para recuperação, rodovias de Mato Grosso do Sul precisam de R$ 4 bilhões em investimentos

O Estado só tem 4 rodovias consideradas boas em todos os quesitos e 16 pontos considerados críticos
Priscilla Peres -
ms pavimentação
MS-444 é considerada a pior do Estado (Reprodução, CNT)

precisa de investimento estimado em R$ 4,36 bilhões para recuperação das rodovias que apresentam problemas e que prejudicam o tráfego de veículos. Do montante, R$ 3,1 bilhões são para ações emergenciais de restauração e R$ 1,1 bilhão para manutenção.

O levantamento integra pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), que analisou condições de 23 rodovias de Mato Grosso do Sul, entre estaduais, federais, públicas e concessionadas. Apenas 9 têm classificação geral de bom, 13 são consideradas regulares e uma aparece como ruim.

A pesquisa mostra que rodovias concedidas têm 49,2% de avaliação boa, 35,9% regular e 14% ótima. Já entre as administradas pelo poder público, 36,4% são consideradas boas, 46% regulares e 9,9% ótimas.

Vale lembrar que Mato Grosso do Sul tem concessão em apenas duas rodovias, por enquanto. Na esfera federal, a é administrada pela CCR MSVia desde 2014 e corta o Estado de norte a sul. No âmbito estadual, a MS-306 é concessionada pela Way-306 desde 2020 e desde o km zero, divisa de MS/MT, até o km 218,1 no entroncamento com a BR-158, em .

(Foto: Reprodução CNT)

Qualidade das rodovias de MS

A pesquisa da CNT identificou que Mato Grosso do Sul tem 16 pontos críticos em rodovias e a estimativa é de que, em 2024, houve consumo desnecessário de 41,4 milhões de litros de diesel devido à má qualidade do pavimento da malha rodoviária.

Esse desperdício custará R$ 237,92 milhões aos transportadores. Já o prejuízo gerado pelos acidentes foi de R$ 389,83 milhões em 2023.

O Estado só tem 4 rodovias consideradas boas em todos os quesitos, sendo a BR-163 (concessionada), BR-262 (em processo de concessão), BR-419 (recém-asfaltada) e MS-306 (concessionada).

A MS-444 é a única considerada ruim, conforme o levantamento. São 6 km de extensão, com pavimento e geografia considerados péssimos, mas que estão em processo de pavimentação. Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), o projeto de pavimentação da MS-444 já foi elaborado e a licitação do primeiro lote está prevista para abril deste ano.

Investimentos privados em MS

Estão marcados para maio de 2025 os leilões da Rota da Celulose e da BR-163 em Mato Grosso do Sul. Os certames devem injetar quase R$ 30 bilhões nas principais rodovias do Estado, ao longo de 30 anos de concessão.

A previsão de investimentos na Rota da Celulose chega a cerca de R$ 10 bilhões em capital privado, e o leilão está previsto para 8 de maio, em (SP), na B3. A Rota contempla trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das federais BR-262 e BR-267, totalizando 870,3 km de extensão.

Com investimento total estimado em mais de R$ 17 bilhões ao longo de 29 anos, o edital da BR-163 em MS prevê a duplicação de 203 km de estrada, a construção de 147,77 km de faixas adicionais e a implementação de 28,82 km de contornos, além de melhorias no traçado de 22,99 km de vias marginais. O leilão acontece dia 22 de maio.

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