Para comemorar centenário, Feira Central terá programação especial no mês de abril
Entre os destaques, está a valorização do patrimônio imaterial, com atividades que ressaltam a herança de diferentes povos
Schimene Weber, Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em comemoração ao centenário da Feira Central de Campo Grande, que será celebrado em 2025, uma série de atividades serão realizadas para evidenciar tradição, cultura e inovação no espaço que já faz parte da vida de diversos campo-grandenses, a partir do dia 15 de abril.
Durante reunião realizada no fim da tarde da última segunda-feira (3), no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), representantes de instituições, secretarias e empresas discutiram a programação que será estabelecida para reafirmar a importância da Feira Central como um espaço de memória e desenvolvimento da Capital.
Ainda, a celebração do centenário incluirá apresentações culturais, exposições fotográficas, rodas de conversa e festivais gastronômicos que homenageiam a culinária regional. Entre os destaques, está a valorização do patrimônio imaterial, com atividades que ressaltam a herança de diferentes povos, como indígenas, japoneses, paraguaios, libaneses e outras comunidades que ajudaram a moldar a identidade da cidade.
Um dos exemplos mais marcantes de patrimônio imaterial, em Campo Grande, é o sobá. Nesse sentido, a presidente da Afecetur (Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande/MS), Alvira Appel, destacou o impacto do Festival de Sobá, que terá a 18ª edição neste ano. “O Festival do Sobá celebra o patrimônio local e a nossa identidade cultural. É a chance de degustar o tradicional prato típico que simboliza a nossa diversidade e tradição, e de participar de atividades que ressaltam o valor cultural de nossa cidade”, disse.
Inovação no centenário da Feira Central
Durante as festividades do centenário, a Feira Central promoverá diversas transmissões ao vivo, além de reportagens e conteúdos multimídia, em um canal digital que ainda apresentará relatos de feirantes, moradores e pesquisadores, criando uma linha do tempo para estabelecer a história.
Além disso, a proposta busca modernizar a comunicação sobre a Feira, utilizando a tecnologia para fortalecer sua relevância e ampliar o alcance das histórias e tradições que a compõem. Assim, o centenário será não apenas uma celebração do passado, mas também um olhar para o futuro da Feira Central, garantindo que sua importância seja reconhecida e preservada pelas próximas gerações.
A reunião que definiu os detalhes da programação contou com a presença de representantes do Iphan/MS, Turismo de Aventura, Convention & Visitors Bureau de Campo Grande, Afecetur, Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), My Way Ltda, Top Vans e Sebrae/MS.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
- Ex que pisoteou rosto de mulher e colocou fezes de cachorro na boca da vítima vai continuar preso
- Visitado por Zico, Gabigol e Galvão Bueno, campo-grandense vira referência no futebol: ‘o Flamengo me escolheu’
Últimas Notícias
Idosa esfaqueada enquanto lavava a louça em casa no Coophatrabalho recebe alta de hospital
Vítima de 73 anos teve a casa invadida pelo suspeito e foi ferida com duas facadas na última sexta-feira (31)
BR-163 tem cinco pontos de desvio nesta terça-feira
Além dos desvios, há doze pontos com sistema pare-e-siga
Homem morre após entrar em confronto com policiais da Força Tática em Jardim
A vítima estava armada com uma faca
Ministério Público abre inquérito para investigar incêndio em fazendas na Nhecolândia
Órgão quer apurar origem e causa do fogo que consumiu 59,50 hectares na região
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.