Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para comemorar centenário, Feira Central terá programação especial no mês de abril

Entre os destaques, está a valorização do patrimônio imaterial, com atividades que ressaltam a herança de diferentes povos
Schimene Weber, Liana Feitosa -
Reunião que definiu a programação do centenário ocorreu na tarde de ontem (3), no Iphan/MS (Divulgação, Iphan/MS)

Em comemoração ao centenário da Feira Central de , que será celebrado em 2025, uma série de atividades serão realizadas para evidenciar tradição, cultura e inovação no espaço que já faz parte da vida de diversos campo-grandenses, a partir do dia 15 de abril.

Durante reunião realizada no fim da tarde da última segunda-feira (3), no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), representantes de instituições, secretarias e empresas discutiram a programação que será estabelecida para reafirmar a importância da Feira Central como um espaço de memória e desenvolvimento da Capital.

Ainda, a celebração do centenário incluirá apresentações culturais, exposições fotográficas, rodas de conversa e festivais gastronômicos que homenageiam a regional. Entre os destaques, está a valorização do patrimônio imaterial, com atividades que ressaltam a herança de diferentes povos, como indígenas, japoneses, paraguaios, libaneses e outras comunidades que ajudaram a moldar a identidade da cidade.

Um dos exemplos mais marcantes de patrimônio imaterial, em Campo Grande, é o sobá. Nesse sentido, a presidente da Afecetur (Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande/MS), Alvira Appel, destacou o impacto do Festival de Sobá, que terá a 18ª edição neste ano. “O Festival do Sobá celebra o patrimônio local e a nossa identidade cultural. É a chance de degustar o tradicional prato típico que simboliza a nossa diversidade e tradição, e de participar de atividades que ressaltam o valor cultural de nossa cidade”, disse.

Inovação no centenário da Feira Central

Durante as festividades do centenário, a Feira Central promoverá diversas transmissões ao vivo, além de reportagens e conteúdos multimídia, em um canal digital que ainda apresentará relatos de feirantes, moradores e pesquisadores, criando uma linha do tempo para estabelecer a história.

Além disso, a proposta busca modernizar a comunicação sobre a Feira, utilizando a tecnologia para fortalecer sua relevância e ampliar o alcance das histórias e tradições que a compõem. Assim, o centenário será não apenas uma celebração do passado, mas também um olhar para o futuro da Feira Central, garantindo que sua importância seja reconhecida e preservada pelas próximas gerações.

A reunião que definiu os detalhes da programação contou com a presença de representantes do Iphan/MS, de Aventura, Convention & Visitors Bureau de Campo Grande, Afecetur, Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), IFMS (Instituto Federal de ), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), My Way Ltda, Top Vans e Sebrae/MS.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vista aérea de Caarapó. Prefeitura contratou serviço de outsourcing para atender pastas. (Divulgação)

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS: ‘uma pessoa incrível’

Últimas Notícias

Cotidiano

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Os atendimentos são realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães

Política

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

O evento acontece no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 15h