Após inúmeras reclamações e justificativas da Prefeitura Municipal de Campo Grande pela ausência de remédios nas farmácias da rede pública de saúde, pacientes voltaram, nesta quinta-feira (20), a abrir reclamações a respeito da ausência de diversas medicações no SUS, sendo estas, em sua grande maioria, medicamentos psiquiátricos.
Leitora do Jornal Midiamax, mulher de 42 anos busca ajuda para a sua filha. “É uma vergonha. Se sabem que é muito burocrático pra comprar, já era pra se programarem antes. Muito descaso. Se as pessoas correm atrás, é porque é extremamente necessário”, desabafou.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Após percorrer inúmeras unidades de saúde, a mãe está desesperada. “Minha filha já está sem tomar os remédios. Se a gente pede pro poder público, é porque a gente não tem condições de comprar. Agora, chega na hora e não tem… O que a gente faz?”
Secretaria informa que estoques estão sendo normalizados
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou, em nota, que os estoques dos medicamentos estão sendo normalizados. No caso em questão, são caixas de Imipramina e Carbonato de Lítio.
Abaixo, veja o texto completo encaminhado pela secretaria:
“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que está com o estoque normalizado do medicamento imipramina 25mg, disponível para retirada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): Infantil, Afrodite, Aero Rancho e Guanandi.
Em relação ao medicamento lítio, a Sesau esclarece que o fornecedor solicitou dilação de prazo para entrega, que deve ocorrer nas próximas semanas.
A Sesau orienta que, caso o paciente apresente crises agravadas como surtos, o acompanhante deve encaminhá-lo para atendimento de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou nos Centros Regionais de Saúde (CRS), que funcionam 24 horas. Se necessário, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também poderá ser acionado.”
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.