José Pereira Duarte, de 74 anos, está vivendo um pesadelo nos últimos meses. Após ter sido diagnosticado com um câncer no pulmão, agora surge outro problema na vida do idoso: a espera por uma cirurgia na Santa Casa de Campo Grande.
Familiares de José contam que o idoso aguardava a operação desde o mês de março. Durante os últimos três meses, o idoso precisou ser internado várias vezes enquanto aguardava a cirurgia, a qual foi marcada para esta quinta-feira (3), mas, por motivos ainda desconhecidos, acabou não acontecendo.
“Eles ligaram agendando a cirurgia. Meu avô fez tudo que precisava, ficou uma semana sem tomar medicamentos coagulantes para fazer o procedimento, estava sem comer, tudo como haviam pedido, mas o procedimento não aconteceu”, disse o neto Douglas Duarte.
O neto também adianta que o descaso teria começado quando a família chegou ao hospital. “Meu avô chegou 7h da manhã e até as 10h ficou sentado em uma cadeira, completamente debilitado. Depois de muito custo, conseguiram um quarto, onde ele ficou internado. Sem explicação alguma, desmarcaram a cirurgia que estava prevista para este dia 03 de julho”.
Douglas também explica que o procedimento foi reagendado para a próxima semana, mas alega que o avô estava muito esperançoso e ficou afetado psicologicamente. “Ele estava confiante e agora, depois que desmarcaram, ficou triste. Meu avô ficou sem comer. Deixaram um idoso na dieta zero e não nos deram uma explicação do procedimento não ter sido realizado. É um descaso”.
Douglas conta que foi criado pelo avô e acompanha todo o tratamento do idoso de perto. Durante o tempo em que José aguarda a cirurgia, Douglas manteve contato com o hospital e tem pelo menos 10 registros de conversas com a ouvidoria da Santa Casa.
A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da Santa Casa e também com a Secretaria de Estado de Saúde, mas até o fechamento da matéria não obteve respostas. O canal segue aberto para qualquer manifestação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***