Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com atuação de MS, operação prende um dos maiores traficantes de animais do país

Operação na Bahia está alinhada aos objetivos do 'Libertas', de combate aos crimes contra a fauna silvestre no Brasil
Osvaldo Sato -
Organização criminosa possuía uma estrutura sofisticada. (Foto: Divulgação)

O MPBA (Ministério Público da Bahia) realizou ação que resultou na prisão do líder de uma organização criminosa interestadual, em uma articulação nacional de combate ao crime ambiental.

A Operação na Bahia está alinhada aos objetivos do ‘Libertas’, projeto de âmbito nacional desenvolvido pela Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente), presidida pelo promotor de Justiça de , Luciano Loubet, que trabalha no combate aos crimes contra a fauna silvestre no Brasil.

O alvo era investigado por tráfico de animais silvestres, maus-tratos e lavagem de dinheiro, é responsável pela comercialização ilegal de centenas de bichos, principalmente aves, com valor de mercado que chega a R$ 80 mil por espécime. O suspeito, que já possuía diversas passagens pela polícia, foi preso por crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro pela primeira vez, em mais de 20 anos de atuação.

Luciano Loubet destacou que a operação está alinhada com o projeto nacional “Libertas”, liderado pela Abrampa. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de promotores de Justiça em todo o país para processar crimes contra a fauna silvestre. Segundo Loubet, o projeto analisa estatísticas, estratégias e instrumentos jurídicos para intensificar a perseguição e o marco legal contra o tráfico.

Loubet ressaltou que o “Libertas” contribui para a capacitação de agentes públicos, o desenvolvimento de manuais de combate ao tráfico e a articulação entre os Ministérios Públicos para compartilhar informações sobre crimes que tenham conexão com mais de um estado.

Organização tinha ampla estrutura

A organização criminosa possuía uma estrutura sofisticada, com uma divisão de tarefas clara e quatro núcleos operacionais: captores e fornecedores, transporte, financeiro e destinatários/receptadores.

Além da prisão do , a operação também cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um dos principais fornecedores do esquema e quatro de busca e apreensão. Em um dos locais, dezenas de galos foram encontrados em situação de maus-tratos, criados para rinhas ilegais.

A promotora de Justiça de Meio Ambiente Aline Salvador classificou a ação como uma “resposta contundente do estado” para proteger a fauna brasileira. As investigações continuam para a complementação de provas e a formalização da denúncia criminal contra os envolvidos.

A Operação Fauna Protegida contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo o Gaeco, o Ceama (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente), do MPBA, a Abrampa, o MPAL (Ministério Público de Alagoas) e a Polícia Militar. A ação demonstra a importância da cooperação interinstitucional para a proteção do meio ambiente.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Foto: Divulgação)

Exame não confirma suspeita de sarampo em bebê de 8 meses em MS

centro-oeste

Está com o nome sujo? Serasa faz mutirão de renegociação online com até 99% de desconto

Maioria da América Latina manifesta preocupação com EUA no Caribe

Mato Grosso do Sul ganha 10 novos peritos do INSS para agilizar atendimentos

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

gas cozinha reducao

Saiba como será a retirada de botijões pelo programa Gás do Povo

Últimas Notícias

Transparência

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Apuração sobre caso de extorsão contra procurador pode levar até três meses

Polícia

Foragido da Justiça do Maranhão é preso em Dourados durante força-tarefa

Na semana passada, na primeira fase da operação, 10 alvos foram presos

Brasil

Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico

Doença tem atingido principalmente crianças abaixo de 2 anos

Brasil

Lula autoriza uso de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais

Medida Provisória foi assinada nesta sexta (5)