Operação Carnaval começa na próxima segunda em Mato Grosso do Sul

A Operação Carnaval da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Mato Grosso do Sul terá início na segunda-feira (24) e segue até quarta-feira (5) de cinzas. A operação vai contar com mais 600 policiais e a PRF espera um fluxo maior de veículos de passeio na BR – 262, por ser o novo caminho para Bonito.
A intenção de começar a operação antes do Carnaval é que a população se habitue com a presença da equipe durante os dias de folia.
“Nosso objetivo maior que a gente tem dentro da PRF é zerar a quantidade de mortes no trânsito. Esse é o nosso objetivo, a gente não admite mais mortes no trânsito, a gente não pode mais admitir isso, esse é o nosso objetivo principal” explica o superintendente da PRF João Paulo Bueno.

Durante os dias da operação as fiscalizações quanto ao uso correto do cinto de segurança e o transporte adequado de crianças serão reforçadas. Também serão feitas ações utilizando câmeras de videomonitoramento com o apoio da CCR. Além disso, alguns trechos de pista simples para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes.
Confira os horários:
- 28/02/2025 – sexta-feira – 16h às 22h;
- 01/03/2025 – sábado – 6h às 12h;
- 04/03/2025 – terça-feira – 16h às 22h;
- 05/03/2025 – quarta-feira – 6h às 22h.
Recomendações
É fato que Campo Grande chove em algum dia de Carnaval. Por isso é preciso estar ainda mais atento. Por isso, as recomendações comuns tanto em dias de chuva como sem são válidas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“O pneu faz toda a diferença. Então se ele está fora da banda de rodagem, se já passou do limite, troque o pneu. É uma recomendação que a gente faz. É uma recomendação importante, porque qualquer desgaste, qualquer acidente que acontecer com o pneu, provavelmente vai acontecer um silício de trânsito” reforça o superintendente.
Outros aspectos que necessitam atenção é a quantia de combustível, o motorista estar descansado e bem tanto física quanto psicologicamente e estudar o caminho.
Confira outras orientações:
- Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial os itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização;
- A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução;
- O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação etc) devidamente preso ao veículo;
- As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes;
- Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.
Desacelere
As campanhas 2025 da PRF estão sendo com o tema desacelere. Segundo o superintendente, o foco é que as pessoas percebam que o bem maior é a própria vida.
“Hoje em dia a gente está tudo cada vez mais acelerando, a gente quer chegar no nosso destino cada vez mais rápido, cada vez em menos tempo, e esquece de curtir todo momento, a viagem em si. A gente está em um estado bonito. Nosso estado é muito bonito, tem grandes paisagens. Então a gente não precisa de pressa, não tem necessidade disso. Vamos chegar no nosso local, vamos curtir o nosso carnaval, bem, feliz, alegre. E vamos retornar para as nossas casas, para as nossas famílias com segurança, então vamos devagar” comenta João.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.