Foi suspensa a circulação do ônibus movido a gás natural que estava em fase de testes no transporte coletivo de Campo Grande, após se envolver em um acidente na tarde de terça-feira (12).
O veículo era usado por 30 dias nas ruas de Campo Grande, enquanto o Consórcio Guaicurus mantém 57 veículos irregulares rodando em Campo Grande, em um teste requentado do ônibus movido a gás natural e biometano — anunciado como novidade no mês passado. Isso porque, na verdade, ele já rodou por pelo menos outras sete cidades do Brasil e foi fabricado há 7 anos.
“Se quisesse mesmo, o Consórcio já teria comprado esses ônibus movidos a gás. É um teste repetido em várias cidades”, denunciou um dos funcionários do próprio grupo de empresas ao Jornal Midiamax. “Em cada município, muda só o envelopamento, mas o veículo é o mesmo e a circulação é sempre temporária”, completou.
Usuários de transporte público ouvidos pela reportagem acreditam que esta seria uma tentativa de “enganar a população”, em meio à CPI do Consórcio Guaicurus, já que o veículo seria “mais rodado que notícia ruim”.
O Jornal Midiamax encontrou registros de ônibus com a mesma placa circulando em Ponta Grossa (PR), Recife (PE), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Senador Canedo (GO), Londrina (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Nesta última cidade, o veículo foi utilizado até para viagens intermunicipais.
Na verdade, a circulação do ônibus a gás em Campo Grande trata-se de um projeto da Scania (marca fabricante de ônibus e caminhões), que cede os ônibus sustentáveis para uma espécie de test drive. A intenção da marca é vender os veículos ao fim da demonstração, mas até agora o Consórcio Guaicurus não teria demonstrado intenção de, de fato, adquirir o ônibus.
Além disso, o mesmíssimo ônibus já passou por Campo Grande em outubro de 2024 e foi fotografado em frente ao Bioparque Pantanal. O veículo teria circulado na linha 082 (Aero Rancho/Shopping) por apenas três dias, antes de seguir viagem para Goiânia, conforme fontes ouvidas pela reportagem.
Fora de circulação
Em nota, o município relata que o único veículo movido a gás na Capital foi atingido por um veículo que realizava uma conversão irregular. Apenas uma passageira precisou de atendimento do Samu (Serviço Móvel de Urgência) e foi encaminhada, consciente e orientada, para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Por fim, a prefeitura ressalta que um resultado preliminar do período em que o ônibus circulou será divulgado em breve.
O acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Dois de Outubro, perto do Pontilhão da Avenida Ernesto Geisel, na região dos Altos do São Francisco.
O ônibus a gás colidiu em um Fiat Palio Weekend. Os veículos tiveram a frente danificada.
Ônibus de teste
Desde outubro de 2024, o veículo passou a integrar a frota do transporte público na cidade, reduzindo 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande. Ele começou pelo itinerante da linha 082 (Aero Rancho/Shopping), pois considerava a parada em dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.
O modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, tem capacidade para transportar 44 passageiros (incluindo pessoa com deficiência), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***