Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onça que fugiu do CRAS há 15 anos reacende preocupação com segurança

Animal trazido nesta semana está debilitado, mas em CRAS totalmente reformulado do que existia em 2010, explica nota do governo do Estado
Evelin Cáceres -
Onça tinha 10 meses e fugiu em 2010, há 15 anos (Reprodução)

Após a suspeita de devorar o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, no sul-mato-grossense ser trazida para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de , diversos campo-grandenses lembraram da onça que fugiu do local há 15 anos.

À época, uma onça de dez meses foi capturada e levada para o local. Ela conseguiu fugir duas vezes do abrigo, reacendendo a preocupação dos moradores da região com a segurança do Centro.

No entanto, o governo do Estado esclareceu que não há risco da onça fugir, como aconteceu com o animal em 2010.

“A onça está em um recinto com grades, e seguro para receber o animal e para o adequado manejo realizado pelos veterinários”, informa nota da administração pública.

Há 15 anos, a onça fugiu pela primeira vez rompendo as grades com as patas e dentes e cavando o chão. A fuga assustou moradores da região do Parque dos Poderes e chegou a causar a suspensão de caminhadas no Parque das Nações Indígenas, por precaução.

Da segunda vez, ela rompeu a solda das grades com as patas. No entanto, o CRAS foi totalmente reformulado desde então.

Debilitada

A onça-pintada que foi capturada nesta semana na região do Touro Morto, no Pantanal, rondando o pesqueiro cuidado por Jorge Ávalo, de 60 anos, morto após ataque, está em atendimento veterinário no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), debilitada e sob cuidados por ser encontrada ‘combalida’, segundo nota divulgada pelo governo do Estado nesta sexta-feira (25).

“O animal apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Para concluir o diagnóstico do estado de saúde, os veterinários aguardam laudos e resultados de exames complementares – de raio-x, ultrassom e hemograma – para uma melhor avaliação”, aponta a nota.

A onça, um macho de aproximadamente 9 anos e com 94 quilos, está bem abaixo do peso. “O felino, após retornar da anestesia, está consciente, e não apresentou novos problemas de saúde – vômito, regurgitação – na primeira noite no CRAS, e de modo geral apresenta comportamento dentro da normalidade”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após fim de semana de chuvas, MS poderá ter frio com mínima de 11ºC

Semáforo intermitente causa acidente na Avenida Nasri Siufi em Campo Grande

STF tem maioria para condenar cabeleireira que pichou ‘Perdeu, mané’; Fux pede pena menor

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Enxurrada arrasta árvore e galhos vão parar dentro de córrego na Ernesto Geisel

Na manhã desta sexta-feira (25), haviam galhos presos nas tubulações do córrego Segredo, na Ernesto Geisel

Famosos

Paula Barbosa se desespera após filho receber diagnóstico falso: ‘Doença grave’

Paula Barbosa surgiu às lágrimas ao relatar o grande susto que passou após o filho recém-nascido receber o diagnóstico falso de uma doença gravíssima

MidiaMAIS

Final do Miss e Mister Indígena acontece neste sábado em Dourados

Evento acontece na Escola Estadual Indígena Tengatui Marangatu, localizada na Reserva Indígena de Dourados (RID)

Brasil

Prisão de Collor é mantida após audiência de custódia; defesa pede domiciliar

Por enquanto, ex-presidente continuará preso na superintendência da Polícia Federal em Maceió