Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onça matou dois cachorros antes de atacar homem em Corumbá: ‘Medo? Nada’

O caso reacende o alerta da população ribeirinha de Corumbá, que há meses pede ajuda para lidar com o aparecimento de onças
Priscilla Peres -
Valdinei após o ataque e com um dos cachorros que foram mortos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Valdinei da Silva Pereira, 57, é agora um sobrevivente de ataque de onça-pintada. Ele foi atacado pelo felino na noite de quarta-feira (6), quando chegava em casa, na região do Mirante da Capivara, em — distante 426 km de Campo Grande.

Apesar do susto, do corpo doendo, do rosto machucado e de ter tido dois cachorros levados pela -pintada, Valdinei diz não sentir medo. A verdade é que quem mora na região se acostumou com a presença dos felinos, que rondam as casas desde o fim de 2024.

Ele contou ao Jornal Midiamax que chegou em casa por volta das 20h30 e havia esquecido as luzes apagadas. Ele carregava um pedaço de madeira e a lanterna para iluminar o caminho até sua casa, na região ribeirinha, quando foi atacado pela onça.

“Bati nela com um pedaço de pau que estava na minha mão, e ela saiu de cima de mim. Não chegou a pegar em mim a unha dela, senão, eu estava deformado”, conta ele, que foi ao hospital, mas já voltou em casa.
Depois do susto do ataque, Valdinei viu que dois dos seus cachorros haviam sido levados pela onça. Essa não é a primeira vez que isso acontece, ele conta que já havia perdido outro cão para a onça anteriormente.

Vida de apreensão

Por lá, a rotina mudou. As pessoas se trancam nas casas quando o sol se põe e também prendem os cachorros em local seguro. Irmã de Valdinei, Clara da Silva Pereira Duarte, 58, relata dias de medo e ansiedade devido ao aparecimento da onça-pintada.

“Já não estou aguentando mais, tô doente, de susto, com medo”, conta ela, que, no sábado passado, viu a onça rodeando a sua casa. A família adaptou a casa com tijolos e grades para tentar se proteger da onça-pintada.

Mas o medo é constante, principalmente por falta de respaldo e segurança das autoridades. “Há três dias a PMA [Polícia Militar Ambiental] não fazia rondas aqui”. Outros cachorros do bairro já foram levados pela onça-pintada.

O caso reacende o alerta da população ribeirinha de Corumbá, que há meses pede ajuda para lidar com o aparecimento de onças. Em junho, o Jornal Midiamax esteve no município, onde viu de perto a insegurança dos moradores com a situação.

Leia mais aqui.

Caseiro morto por onça

No dia 21 de abril, o caseiro Jorge Ávalo, 60, foi atacado e morto por uma onça-pintada. Ele estava nas proximidades do Pesqueiro Touro Morto, zona rural de Aquidauana, e exames de DNA confirmaram o ataque.

A onça responsável pelo ataque foi capturada e encaminhada para tratamento em Campo Grande. Ela chegou ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) desidratada e abaixo do peso ideal, por isso passou por três semanas de atendimento contínuo da equipe veterinária.

Em maio, ela foi transferida para o Instituto Amparo Animal, no município de Amparo, em . O instituto é uma ONG sem fins lucrativos e 100% brasileira, fundada e dirigida por mulheres visionárias, desde 2010. Além disso, a unidade já abriga cinco onças-pintadas e três onças-pardas. Este projeto visa, acima de tudo, promover o bem-estar e oferecer qualidade de vida para esses majestosos animais que foram condenados ao cativeiro.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corrida provoca interdições em Campo Grande neste domingo; veja rotas alternativas

Motociclista perde controle, cai em rodovia e morre em Nova Andradina

Palestinos voltam a bairros destruídos e Israel se prepara para libertar reféns

Mega-Sena acumula e próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Palmeiras atropela Juventude e abre vantagem do Flamengo na liderança do Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais da metade das vítimas de estupro em MS são crianças: 12 mil violentadas em dez anos

No Dia da Criança, o Jornal Midiamax apresenta um levantamento de dados que denunciam a vulnerabilidade dos pequenos sul-mato-grossenses

Política

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

Mais de 7,7 mil aderiram ao documento que pede intervenção no transporte público

Cotidiano

Bêbado e em alta velocidade, motorista bate em árvore e poste na Vila Marcos Roberto

Segundo boletim de ocorrência, o homem tinha garrafas de cerveja e latas de bebida destilada no carro, mas não teve ferimentos com a colisão

Cotidiano

Domingo será chuvoso, com possibilidade de granizo e ventania em MS

O Inmet emitiu aviso de 'perigo' para tempestades de até 100 mm por dia e as temperaturas variam entre 20°C e 37°C, segundo o Cemtec