Pular para o conteúdo
Cotidiano

Onça matou dois cachorros antes de atacar homem em Corumbá: ‘Medo? Nada’

O caso reacende o alerta da população ribeirinha de Corumbá, que há meses pede ajuda para lidar com o aparecimento de onças
Priscilla Peres -
Valdinei após o ataque e com um dos cachorros que foram mortos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Valdinei da Silva Pereira, 57, é agora um sobrevivente de ataque de onça-pintada. Ele foi atacado pelo felino na noite de quarta-feira (6), quando chegava em casa, na região do Mirante da Capivara, em — distante 426 km de Campo Grande.

Apesar do susto, do corpo doendo, do rosto machucado e de ter tido dois cachorros levados pela -pintada, Valdinei diz não sentir medo. A verdade é que quem mora na região se acostumou com a presença dos felinos, que rondam as casas desde o fim de 2024.

Ele contou ao Jornal Midiamax que chegou em casa por volta das 20h30 e havia esquecido as luzes apagadas. Ele carregava um pedaço de madeira e a lanterna para iluminar o caminho até sua casa, na região ribeirinha, quando foi atacado pela onça.

“Bati nela com um pedaço de pau que estava na minha mão, e ela saiu de cima de mim. Não chegou a pegar em mim a unha dela, senão, eu estava deformado”, conta ele, que foi ao hospital, mas já voltou em casa.
Depois do susto do ataque, Valdinei viu que dois dos seus cachorros haviam sido levados pela onça. Essa não é a primeira vez que isso acontece, ele conta que já havia perdido outro cão para a onça anteriormente.

Vida de apreensão

Por lá, a rotina mudou. As pessoas se trancam nas casas quando o sol se põe e também prendem os cachorros em local seguro. Irmã de Valdinei, Clara da Silva Pereira Duarte, 58, relata dias de medo e ansiedade devido ao aparecimento da onça-pintada.

“Já não estou aguentando mais, tô doente, de susto, com medo”, conta ela, que, no sábado passado, viu a onça rodeando a sua casa. A família adaptou a casa com tijolos e grades para tentar se proteger da onça-pintada.

Mas o medo é constante, principalmente por falta de respaldo e segurança das autoridades. “Há três dias a PMA [Polícia Militar Ambiental] não fazia rondas aqui”. Outros cachorros do bairro já foram levados pela onça-pintada.

O caso reacende o alerta da população ribeirinha de Corumbá, que há meses pede ajuda para lidar com o aparecimento de onças. Em junho, o Jornal Midiamax esteve no município, onde viu de perto a insegurança dos moradores com a situação.

Leia mais aqui.

Caseiro morto por onça

No dia 21 de abril, o caseiro Jorge Ávalo, 60, foi atacado e morto por uma onça-pintada. Ele estava nas proximidades do Pesqueiro Touro Morto, zona rural de , e exames de DNA confirmaram o ataque.

A onça responsável pelo ataque foi capturada e encaminhada para tratamento em Campo Grande. Ela chegou ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) desidratada e abaixo do peso ideal, por isso passou por três semanas de atendimento contínuo da equipe veterinária.

Em maio, ela foi transferida para o Instituto Amparo Animal, no município de Amparo, em São Paulo. O instituto é uma ONG sem fins lucrativos e 100% brasileira, fundada e dirigida por mulheres visionárias, desde 2010. Além disso, a unidade já abriga cinco onças-pintadas e três onças-pardas. Este projeto visa, acima de tudo, promover o bem-estar e oferecer qualidade de vida para esses majestosos animais que foram condenados ao cativeiro.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Rede de ódio’: Camila comenta reação de apoiadores de Nikolas após polêmica em Brasília

Cadeirante é atropelado por motociclista em Sidrolândia

nelsinho tereza

Nelsinho e Tereza compõem Comissão Temporária do Senado para negociar ‘tarifaço’ com EUA

Crianças se mantêm em níveis elevados de Vírus Sincicial Respiratório, segundo Infogripe

Notícias mais lidas agora

Onça ataca homem que tentava defender o cachorro em bairro de Corumbá

‘Nikolas levou murro no saco’, afirma deputado sobre empurrão de Camila Jara

davi alcolumbre

Alcolumbre não vai pautar impeachment de Moraes

Hugo Motta

Motta: retomada do plenário da Câmara não foi condicionada à anistia

Últimas Notícias

Polícia

Líder indígena é preso após cometer estupros em série em aldeia de Ponta Porã

As vítimas incluem crianças, adolescentes, idosas e familiares

Transparência

Justiça de MS barra subir ao STJ pedido de Chadid para receber salário de R$ 98 mil

Conselheiro afastado do TCE-MS é réu por lavagem de dinheiro e alega 'dificuldade diária' em viver com R$ 47,5 mil de proventos

Brasil

Corpo de Bombeiros vai resgatar suposto cadáver em rio, mas encontra manequim

Caso inusitado ocorreu em Santa Catarina, na última terça (5)

Esportes

Pantanal Vôlei disputa o título da Etapa Centro-Oeste da Superliga C nesta quinta

Representante de Mato Grosso do Sul enfrenta o Instituto Ace, e vencedor se classifica à Etapa Nacional