Até fevereiro do ano que vem, as obras de contenção de enchentes e erosões no Rio Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande, devem ser concluídas. A previsão é da Prefeitura de Campo Grande, que anunciou nesta segunda-feira (21) que a construção está 50% finalizada.
A avenida é de vital importância para a cidade, já que liga as regiões norte e sul da capital. Os investimentos nas obras somam mais de R$ 20,9 milhões.
Técnica de contenção
Para proteger a margem do córrego contra processos erosivos, está sendo utilizado o sistema gabião, que demanda técnica especializada e execução minuciosa.
Inicialmente, é feito o preparo do colchão com pedra britada, seguido da instalação das gaiolas metálicas. As pedras, que devem estar limpas, secas e livres de impurezas, são encaixadas manualmente uma a uma dentro dessas estruturas.
Além da construção do muro de contenção com gabiões, o projeto inclui o recapeamento da Avenida Ernesto Geisel, nova sinalização de trânsito e a instalação de guarda corpos ao longo do trecho em obras.
Interdições
Atualmente, o trecho da Avenida Ernesto Geisel que está em obras vai da Rua da Abolição até a Rua Bonsucesso, correspondendo à segunda etapa do projeto.
A primeira fase foi realizada entre as ruas Santa Adélia e Abolição, em frente ao Shopping Norte Sul. Devido à extensão da obra e para evitar acidentes com a movimentação de máquinas pesadas e caminhões, a Avenida está interditada entre as ruas Bonsucesso e Ceres.
Foram colocadas placas de sinalização para orientar os condutores sobre o desvio para quem segue da Avenida Manoel da Costa Lima para a região do centro da cidade.
A via também é alvo de constantes ações de limpeza coordenadas pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), já que frequentemente as margens do Rio Anhanduí são usadas para descarte de entulhos e lixos, de maneira ilegal.
Segundo a prefeita Adriane Lopes (PP), só neste ano a retirada de resíduos na Avenida Ernesto Geisel, no trecho entre o Shopping Norte Sul e a Avenida Ezequiel Ferreira Lima, já foi realizada cinco vezes.
“Na semana passada limpamos tudo aqui, e hoje tá tudo sujo de novo, já tem guarda-roupa velho, sofá velho, colchão e outros entulhos jogados na porta de casa”, comentou a prefeita, reforçando a necessidade da população colaborar para evitar a continuidade do problema.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***