Pular para o conteúdo
Cotidiano

Número de mortes por influenza em 2025 é recorde em MS

Mesmo com os números críticos, apenas metade do grupo de risco se vacinou contra a influenza em MS
Priscilla Peres -
Posto de Saúde (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Os casos de SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) em já levaram quase 5 mil pessoas à internação e outras 400 à morte este ano. Porém, a atuação da influenza este ano chama a atenção, visto que só o vírus da causou 153 mortes este ano, no Estado.

Os dados são da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e mostram o impacto do vírus da gripe na população. Este ano, a influenza levou 153 sul-mato-grossenses à morte até agora e o número já é o maior desde o início do monitoramento, em 2009.

Para se ter uma ideia, no ano passado foram 67 mortes em decorrência do vírus da gripe. Em 2022, ano com maior incidência da influenza, até então, foram registradas 120 mortes pela influenza A.

Tendência de queda

Boletim do Infogripe elaborado pela Fiocruz, mostra que apesar da tendência de aumento dos casos de SRAG ao longo prazo em todo o país, Mato Grosso do Sul começa a entrar no período de estabilidade, seguido de queda.

O Acre, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo também apresentam incidência de SRAG ao nível de alerta, risco ou alto risco, porém com tendência de queda ou estabilidade nas últimas semanas.

O Boletim constatou a manutenção do crescimento de influenza A na maior parte dos estados das regiões Centro-Sul e Nordeste, e em parte da região Norte, com níveis de incidência variando de moderado a muito alto. Jovens, adultos e idosos são as populações mais afetadas.

No entanto, já há sinais de interrupção do aumento ou início de queda nos casos, especialmente entre os idosos, no Norte (Amazonas, Pará, Tocantins) e no Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul), embora esses estados ainda apresentem patamares elevados de incidência.

Síndromes respiratórias

Os casos se intensificaram no fim de março e início de abril, com a chegada do outono e as mudanças no clima. O tempo mais seco também contribui para a disseminação dos vírus, que atingem principalmente crianças e idosos.

As SRAG são doenças respiratórias que levam os pacientes à internação e em somam 1.637 casos este ano. Na Capital, o número de mortes em decorrência dessas doenças soma 145 casos, em sua maioria de idosos.

O número de casos registrados este ano no Estado já superou o mesmo período do ano passado e alerta para a gravidade. Porém, começam a entrar em tendência de queda de contaminação.

Vacinação contra influenza

A vacina contra a influenza é a melhor maneira de se prevenir contra a doença. Porém, apesar disso e da disponibilidade gratuita no SUS, para toda a população, apenas 44,3% do público-alvo, composto por gestantes, crianças e idosos, se vacinou. A meta é de 90%.

Mato Grosso do Sul aparece em 1° no ranking nacional de imunização, porém, não há motivos para orgulho. No geral, em todo o país, a imunização contra a influenza não oferece níveis mínimos de segurança da população.

No Estado, o município de Vicentina se destaca com cobertura de 70% do público-alvo vacinado. Enquanto , apesar da pouca população, imunizou apenas 24,6% dessa população.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tcu prescrição dagoberto

‘Trump não tem muito juízo’: Dagoberto Nogueira critica aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Idosos representam 14,18% da população de Mato Grosso do Sul

Ao anunciar Lei Magnitsky, Scott Bessent diz que Moraes promove ‘caça às bruxas’

jacquin saiu do masterchef ele volta

Jacquin não volta para o ‘MasterChef’? Saiba o real motivo por trás do afastamento do jurado

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Índia diz que tomará todas as medidas para proteger seus interesses após tarifa de 25% dos EUA

Últimas Notícias

Polícia

Motorista abandona carreta com 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Mundo Novo

Motorista não obedeceu ordem de parada e fugiu, abandonando o veículo com a carga

Brasil

Aeronave da FAB cai no interior de São Paulo

Não há registro de feridos

Economia

Confiança do empresário do comércio de Campo Grande cresce após quatro meses em ‘zona negativa’

Com 100,3 pontos alcançados, o resultado representa uma alta de 2,7% em relação ao mês anterior

Transparência

‘Nota Zero’: MPF arquiva inquérito e conclui que empresa não fraudou licitação da SED

Caso envolvendo a SDI Informática e Construções LTDA foi arquivado