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Cotidiano

Número de eletropostos cresce em Campo Grande, mas recarregar de forma rápida no interior ainda é desafio

Especialista aponta que infraestrutura ideal de eletropostos deveria contemplar ao menos dez pontos de carga rápida em Campo Grande, além da instalação de eletropostos estratégicos no interior do Estado
Osvaldo Sato -
Por ser de uso gratuito, eletroposto da UFMS é bastante disputado (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

A crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por alternativas mais sustentáveis têm impulsionado a procura por carros elétricos. Em Campo Grande, essa tendência é acompanhada por um aumento na disponibilidade de eletropostos, que facilitam o dia a dia dos proprietários de veículos elétricos. No entanto, especialistas apontam que a infraestrutura ainda é insuficiente para atender à demanda crescente.

Para além das universidades e empresas, os eletropostos se expandem para diversos pontos da cidade, como shoppings, salões de beleza, condomínios e supermercados. Essa descentralização permite que os motoristas recarreguem seus veículos enquanto realizam outras atividades, otimizando seu tempo e aproveitando a comodidade de ter um ponto de recarga por perto.

Uma rápida pesquisa pelo aplicativo PlugShare apresenta mais de 25 pontos em Campo Grande, sendo que alguns possuem mais de um conector de energia. O aplicativo indica a localização dos eletropostos em tempo real, permitindo verificar a disponibilidade e o tipo de carregador. O site apresenta ainda comentários de usuários, como, por exemplo, aqueles que cobram cadastro e/ou taxas para uso, assim como a qualidade (tempo) da recarga.

Eletroposto da UFMS é disputado

Um destes é o Eletroposto , localizado no campus da Universidade Federal de . O local oferece carregadores de 60 kW (carga rápida) e Tipo 2, atendendo a diferentes modelos de veículos elétricos. Para utilizar o eletroposto é necessário efetuar apenas um cadastro.

No entanto, esse eletroposto é um dos poucos gratuitos e frequentemente está lotado, especialmente por motoristas de aplicativos que dependem da recarga para rodar diariamente.

Para quem busca comodidade e também gratuidade, o Eletroposto , localizado na Avenida Afonso Pena, oferece um ponto de recarga para os clientes, que podem aproveitar o tempo de compras no shopping para recarregar seus veículos. Muitos usuários, porém, reclamam que as vagas acabam sendo muitas vezes ocupadas como estacionamento por veículos à combustão.

De olho no público feminino, outro ponto de destaque é um eletroposto instalado em salão de beleza. Localizado na Rua Manoel Inácio de Souza, o salão possui um carregador Tipo 2 (22 kW), com potência considerável para recarga de média velocidade, oferecido como cortesia para os clientes.

Mapa dos eletropostos em Campo Grande (Imagem: Reprodução, PlugShare)

Empresas de energia solar também marcam presença nesse cenário. O destaque é para uma localizada na Avenida Mascarenhas de Moraes, que oferece um eletroposto com recarga rápida, porém com cobrança de R$ 0,99/kWh. Diversas outras empresas de energia solar em toda a cidade oferecem o serviço, porém com carregadores convencionais.

Segundo Carlos Alberto Martins Sá, especialista em instalação de carregadores e proprietário da FutureSeg Soluções Integradas, a maioria dos eletropostos de carga rápida é paga, com preços que podem variar bastante. Alguns pontos chegam a cobrar valores que variam entre R$ 0,99 a R$ 4,00 por por kWh.

Interior não tem recarga rápida gratuita

Já a situação dos eletropostos no interior do Estado é crítica. Atualmente, não há eletropostos públicos de carga rápida fora de Campo Grande. Cidades, como Três Lagoas, que têm grande movimentação, ainda não contam com uma infraestrutura adequada para veículos elétricos. Em Dourados, há um eletroposto de recarga rápida instalado em um hotel, porém com cobrança de R$ 4,00 por kWh (gratuito para clientes Volvo). Além destes, há em Dourados um segundo eletroposto de carga rápida em fase final de instalação.

Diante desse cenário, Sá aponta que a infraestrutura ideal de eletropostos para Mato Grosso do Sul deveria contemplar pelo menos dez pontos de carga rápida em Campo Grande, além da instalação de eletropostos estratégicos no interior.

“Cidades de saída, como Três Lagoas, , Batayporã, Santa Rita do Pardo e Sonora, precisariam contar com carregadores públicos. Já cidades de passagem, como , Coxim e São Gabriel do Oeste, deveriam oferecer pontos de recarga rápida para viabilizar viagens interestaduais, garantindo que a distância entre os eletropostos não ultrapasse 200 a 250 quilômetros”, defendeu.

A falta de carregadores rápidos se torna um obstáculo para quem quer realizar viagens mais longas. Entretanto, é possível fazê-las, desde que com um bom planejamento.

No site Carregados, é possível planejar uma viagem com informações sobre possíveis locais de recarga, pois o site apresenta em um mapa os carregadores públicos instalados em todo o País.

Recargas em casa

Para quem faz uso urbano dos veículos, faz-se necessária a instalação residencial de carregadores. De acordo com Sá, os clientes que adquirem veículos elétricos geralmente recebem um carregador de 7 kW, mas a instalação fica por conta do proprietário.

“O custo médio da instalação gira em torno de R$ 2.700, e é necessário seguir a norma técnica NBR 17019, que exige proteções elétricas específicas para garantir a segurança da recarga em residências e estabelecimentos comerciais”, alerta o especialista.

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