O projeto de lei complementar que cria a Política Municipal de Arborização Urbana de Campo Grande vai ser debatido em reunião aberta ao público no próximo dia 8 de outubro, quarta-feira, na sede da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O evento é promovido pela agência e as informações completas estão no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) da sexta-feira (12). A reunião presencial está agendada para as 18h, na Avenida Calógeras, 356, na Vila Glória, com entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa.
Participação da população
A população ainda pode participar enviando contribuições por e-mail. Os cidadãos interessados em enviar sugestões para o plano têm até o dia 19 de setembro para se manifestar.
As contribuições podem ser enviadas para o e-mail gabinete@planurb.campogrande.ms.gov.br ou protocoladas presencialmente na sede da Planurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Os documentos que servem de base para a discussão estão disponíveis para consulta na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira, na própria sede da Planurb, ou no site da agência: www.campogrande.ms.gov.br/planurb.
A Planurb fica na Avenida Calógeras, 356, no bairro Glória, com entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa. A reunião será transmitida pelo YouTube, no canal: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987.
Novo Guia de Arborização
A Prefeitura de Campo Grande deve lançar, ainda em 2025, uma versão atualizada do Guia de Arborização Urbana da Capital. O novo material trará atualizações no plano diretor, além de novas informações sobre plantas invasoras e tóxicas e sobre como realizar o manejo e plantio adequados de espécies.
Previsto para ser divulgado no segundo semestre do ano, o conteúdo será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha, contendo informações como: listas de espécies recomendadas para plantação e locais adequados; e lista de plantas não recomendadas para plantação e os danos que podem causar ao meio ambiente, à fauna e à população em geral.
O material também trará as novas diretrizes do plano diretor da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), que atualmente segue a Lei 184, de 2011.
A revisão está sendo feita em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), responsável por realizar os estudos que irão direcionar as novas diretrizes, bem como as orientações sobre como fazer plantios, solicitar mudas e indicação de espécies adequadas, conforme explica a auditora fiscal de meio ambiente da Semades, Silvia Rahe Pereira.
“Por exemplo: tem espécies que não são recomendadas para calçadas, mas são recomendadas para praças, parques, canteiros, porque precisam de um espaço maior para que elas se desenvolvam na sua plenitude. O novo guia trará tudo isso. Tem bastante material novo para a população”, destaca.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)