Um novo medo foi desbloqueado para quem pratica exercícios físicos. Ronei Barbosa, aluno de uma academia na Avenida Ceará, próximo à Avenida Afonso Pena, sofreu um acidente enquanto iniciava o treino na noite de quarta-feira (9). O aluno relata que uma das esteiras da unidade estava ligada em velocidade máxima, enquanto o painel indicava que era necessário apertar o botão para começar o exercício.
Ronei descreve que chegou ao espaço e seguiu para a esteira. Geralmente, a esteira fica parada e é necessário apertar um botão de “start” para iniciar a caminhada. Ele não notou que a esteira estava rodando em velocidade alta, apenas observou o painel indicando a necessidade de apertar o botão.
“A esteira estava ligada, mas foi impossível ver, pois elas são silenciosas e o painel fica ‘verdinho’ para apertar o iniciar. Logo, não acreditei que ela estava em movimento, considerei o painel. Assim que coloquei o pé, rodei”, relata o aluno.
“Foi uma queda violenta. A sorte que não cai para trás, onde está o vidro da academia, teria batido a cabeça. Caí para minha direita, quando minha camiseta começou a ser repuxada pela esteira. Um aluno começou a bater nos botões para ela desligar. Tive escoriações e, hoje (10), acordei sem conseguir colocar o pé no chão”.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Queda na academia
O aluno continua dizendo que ficou desorientado com a queda. Um instrutor teria oferecido ajuda, limpando as escoriações e aplicando curativos. Ronei alerta dizendo que o acidente poderia ter sido ainda mais grave, já que a esteira fica muito próximo ao vidro do andar.
“Fiquei muito assustado. Foi Deus que não me deixou bater a cabeça no vidro e ido para trás, pois iria para o ‘beleléu’ [gíria com referência à morte]. Eu tinha hábito de fazer [o exercício] naquele lugar”, completa.
“Quem me levantou e socorreu foi o rapaz que conseguiu parar a esteira. Acredito que deveria ter uma manutenção constante nessas esteiras. O rapaz disse que a esteira estava trepidando. Tinha ciência de que há mais de 10 esteiras em manutenção”.

Esteira interditada
Após a queda, a esteira citada foi interditada. Funcionários inseriram uma placa de aviso. Contudo, Ronei lamenta a falta de comprometimento na gerência da academia em prosseguir com o atendimento.
“Ninguém da empresa entrou em contato comigo ou pediu desculpas. Só mostra a falta de empatia com o consumidor. É absurda a falta de manutenção desses aparelhos. Sou aluno desde que a academia inaugurou”.
Segundo ele, outros alunos reclamaram de choques durante os exercícios nas esteiras. “Vou acionar judicialmente a unidade, pois considero inadmissível. Graças a Deus não foi grave, mas a rede precisa tomar cuidado e fazer uma fiscalização para que os consumidores não passem por isso. Além de ter tido a situação física e vexatória, imagina se eu caio e bato no vidro? Me dá calafrios só de imaginar”, classifica Ronei.
O que diz a academia
Em nota, a academia confirmou que um aluno sofreu uma queda em uma das esteiras da unidade Afonso Pena.
Segundo o comunicado, o cliente recebeu atendimento imediato no local, e o estabelecimento apura o que aconteceu.
“A academia segue apurando o ocorrido e reforça que as unidades operam com equipamentos certificados e passam por manutenções regulares, em conformidade com os padrões de segurança. A rede reitera seu compromisso com a integridade dos alunos e permanece à disposição para esclarecimentos adicionais”, finaliza a nota.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***