Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em nota, sindicato dos médicos alerta para caos na pediatria e denuncia falta de especialistas nos postos da Capital

Documento aponta sobrecarga nos atendimentos e redução do número de pediatras em atividade na Capital
Jennifer Ribeiro -
crianças
CRS do bairro Tiradentes (Divulgação, PMCG)

O SinMed-MS (Sindicato dos Médicos de ) enviou, no dia 1° de setembro, um ofício à Secretaria Municipal de Administração e Inovação de , alertando para a preocupante situação da pediatria na capital.

No documento, o sindicato aponta sobrecarga nos atendimentos durante os períodos de doenças sazonais, redução do número de pediatras em atividade e divergências nos dados oficiais sobre a quantidade de profissionais disponíveis na rede municipal de saúde.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Outro ponto destacado no ofício é a descontinuidade do pronto atendimento pediátrico do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Segundo a entidade, toda a demanda de urgência e emergência, antes absorvida pelo hospital, agora passou para as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) da Capital, que não possuem estrutura adequada para atendimento.

“Nosso objetivo é assegurar que a população tenha acesso a um atendimento pediátrico digno, seguro e eficiente, e que os médicos tenham condições adequadas de trabalho. O problema é grave e precisa de soluções imediatas”, aponta Marcelo Santana Silveira, presidente do SinMed-MS.

O que diz a Prefeitura?

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou que vem buscando maneiras de melhorar os serviços prestados à população campo-grandense.

Sobre o número de casos registrados durante os períodos de doenças sazonais, a secretaria reconheceu que, durante o outono e o inverno, é comum o aumento significativo na procura por atendimento médico, já que há maior circulação de vírus respiratórios, como Influenza e VSR (Vírus Sincicial Respiratório). Para suprir a demanda, a Sesau explicou que houve reforço das campanhas de vacinação e ações de orientação à população, visando reduzir a transmissão de doenças e, consequentemente, o impacto sobre a rede de saúde.

Já sobre a redução no número de pediatras em atividade apontada no documento, a secretaria explicou que há dificuldade de contratação desses profissionais em todo o país, no entanto, a Prefeitura tem promovido chamamentos públicos ao longo do ano para recompor as equipes.

Divergência de dados

Quanto às divergências nos dados sobre a quantidade de profissionais disponíveis na rede, a Sesau explicou que eventuais diferenças podem ocorrer em razão da natureza dinâmica da assistência em saúde. Isso porque a disponibilidade de profissionais varia conforme escalas, afastamentos legais e atualizações cadastrais, o que pode gerar oscilações nos números apresentados.

Por fim, sobre a demanda nas unidades após a descontinuidade do pronto atendimento pediátrico do Hospital Regional, a secretaria informou que a “rede municipal acolheu essa demanda com agilidade”.

Para isso, a Sesau pontua ter integrado a atuação das unidades de Atenção Primária e dos serviços de Urgência e Emergência, destacando o fortalecimento do PAI (Pronto Atendimento Infantil), além da designação de pediatras adicionais para as UPAs Universitário e Coronel Antonino, que passaram a atuar como unidades de retaguarda para o atendimento infantil.

Conforme a secretaria, “essas medidas integraram o plano de contingência contra as síndromes respiratórias e apresentaram resultados exitosos”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelador é preso após invadir apartamento e acariciar adolescente em Campo Grande

Operação Shamar prende mais de 12 mil pessoas por violência doméstica

Mariano, da dupla com Munhoz, é processado por ‘calote’ de mais de R$ 100 mil

Em visita à Alems, Jerson Domingos não descarta concorrer às eleições em 2026

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Uma volta de Cybertruck em Campo Grande: veja o que carro de Elon Musk tem de mais chocante

Últimas Notícias

Polícia

‘Não poderia me acovardar’, diz PM condenado por constranger grupo que empinava motos

Caso aconteceu em março do ano passado e o militar foi condenado no último dia 28 de agosto

Cotidiano

Com expectativa de atrair mais de 60 mil pessoas, ‘48ª Exporã’ começa nesta quarta

Entre as atrações musicais, destacam-se Maria Cecília e Rodolfo (11), Zé Neto e Cristiano e Menos é Mais (12), Júlia e Rafaela (13) e João Gustavo e Murilo (14)

Cotidiano

VÍDEO: Avião cargueiro que chamou a atenção em Campo Grande lança cargas pesadas em operação

FAB realiza atividade para o aperfeiçoamento das técnicas de lançamento aéreo

Cotidiano

Inflação cai pelo 3° mês seguido em Campo Grande, com IPCA de agosto em -0,28%

Conforme o IBGE, os principais setores que levaram à deflação na Capital neste mês são habitação, alimentação e transporte