Uma das datas mais esperadas entre consumidores e lojistas, o Dia do Consumidor, celebrado neste sábado (15), promete impulsionar as vendas do comércio em Campo Grande. No entanto, é preciso ter cautela na hora das de fazer as compras para não cair em falsas promoções e garantir a economia.
Pensando nisso, o Procon de Mato Grosso do Sul está promovendo uma ação especial no Pátio Central Shopping, no centro de Campo Grande, para reforçar a defesa dos direitos dos consumidores e promover a transparência nas relações de consumo.
Ângelo Motti, secretário executivo do órgão, explica que a ação, busca descentralizar os atendimentos ao consumidor, realizados na sede do Procon, a fim de facilitar o atendimentos.
“Todo atendimento que fazemos na nossa sede, a gente trouxe para cá. Durante o dia todo estaremos aqui à disposição dos consumidores. É a segunda edição que aqui nesse shopping. Há 20 dias fizemos uma ação, mas aqui em frente, na calçada”, explica.
No Centro de Campo Grande, embora o movimento estivesse intenso, o fluxo de consumidores seguia o habitual para um fim semana, isso porque grande parte das empresas investiram em ações promocionais ao longo da semana em alusão ao Dia do Consumidor.
‘Empresário não teme a presença do Procon’

A iniciativa, que ocorre a pedido dos próprios lojistas, marca a primeira vez que o Procon atua dentro do shopping.
“Isso demonstra que o empresário não teme a presença do Procon, o que indica que ele está agindo corretamente e busca fortalecer a relação de confiança com o consumidor”, destacou Motti.
Com a expectativa de atender entre 70 e 100 pessoas ao longo do dia, a equipe está reforçando os principais direitos e deveres dos consumidores, além de divulgar os serviços digitais disponíveis no site e no aplicativo MS Digital.
“A cada 10 ou 15 minutos, estamos atendendo uma ou duas pessoas”, enfatizou o secretário.
A programação especial da semana incluiu, na sexta-feira (14), um debate sobre gênero nas relações de consumo, realizado no auditório do Procon, vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
Telefonia lidera queixas de consumidores

Elisângela Rezende, de 55 anos, é uma dessas consumidores que aproveitou a oportunidade para buscar informações sobre os serviços de internet que utiliza.
“Eu vim procurar esclarecimentos sobre o plano de internet. O plano de internet para a gente, hoje em dia, é ótimo ter esclarecimentos sobre as empresas, porque precisamos deles o tempo todo. Hoje temos que estar informados do que está acontecendo com os planos de internet”, afirmou a consumidora.
Elisângela explicou que utiliza serviços de duas empresas diferentes: um plano móvel e outro residencial. No entanto, enfrenta dificuldades em obter informações claras diretamente com as operadoras. “Eu procurei o Procon porque a empresa não oferece esses esclarecimentos”, disse.

A consumidora relatou ainda que a falta de atendimento em lojas físicas tem sido um grande obstáculo, especialmente quando precisa migrar de um plano para outro.
“Mudança de plano de gigabytes em lojas físicas não está tendo. A gente precisa migrar de um plano para o outro e só o fato de não ter uma loja física incomoda”, desabafou.
Ela revelou que a busca pelo Procon veio por meio de uma recomendação. “Me indicaram procurar o Procon (sede oficial) para obter informações já que a empresa não está me atendendo”, completou.
A ação do PROCON-MS, que acontece das 8h às 16h, tem o intuito de oferecer orientações sobre direitos e deveres do consumidor, além de divulgar os serviços digitais da instituição.
Quem são as campeãs de reclamações em MS?
Neste Dia do Consumidor, o Jornal Midiamax apurou junto a órgãos de defesa do consumidor que empresas de telefonia continuam entre as líderes de reclamação dos consumidores de Mato Grosso do Sul. No Procon Campo Grande (de jurisdição municipal), as concessionárias de água e esgoto, energia elétrica e, também, as empresas de telefonia lideram o ranking. Entre as infrações mais contabilizadas estão corte de serviços, aumento de tarifas, fidelização de linha telefônica e registro de consumos excessivos.
Já no Procon Estadual (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), entre as cinco principais reclamações registradas pelos consumidores no órgão, em 2024, estão casos envolvendo cobrança e contestação de valores praticados pelas empresas – eles somam 58,62% das reivindicações e, ao todo, há 14.010 reclamações no Procon MS.

O que as empresas devem fazer?
Para não serem alvo de reclamações, as empresas precisam respeitar vários deveres previstos no CDC. Entre as determinações, está a disponibilização de “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”.
Isso inclui listar dados relacionados à quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, além dos eventuais riscos inerentes a esta aquisição. Assim, respeitar essa normativa evita divergências e assegura transparência na relação de consumo. Já o cliente precisa ficar atento a esses detalhes para evitar frustrações.
Como denunciar
Denúncias podem ser encaminhadas por meio dos canais oficiais: Disque Denúncia 151, aplicativo MS Digital e pelo site www.procon.ms.gov.br. Todos os registros são analisados e fiscalizados conforme a legislação vigente.
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