As principais vias de acesso ao bairro Chácara dos Poderes, em Campo Grande, estão parcialmente interditadas após a chuvarada dos últimos dias. Com erosões e crateras abertas, os moradores precisam se arriscar para sair ou chegar em casa.
Nesta segunda-feira (21), apesar do feriado de Tiradentes, o movimento é intenso de veículos chegando e saindo do bairro. E, sem autoridades no local, os próprios moradores se organizam em um sistema de pare e siga, visto que só passa um carro por vez no trecho.
A situação no bairro se agravou no sábado (19), após chuvas intensas e o cenário atual é assustador. A enxurrada levou tubulações de drenagem e formou erosões gigantes. E além dos riscos e transtornos para os moradores, há os danos ambientais.
No trecho da NE1 com EW2 há risco diante do desmoronamento de terra, mas foi sinalizado.


Problema grave e recorrente
Morador Ari Rodrigues do Santos, 66, mora na chácara há um ano e disse que no sábado a rua virou um rio ‘literalmente’. De bicicleta, ele conseguiu passar, mas com dificuldade. “Em dias assim de chuva, o morador precisa se preparar com uma roupa suja”.
Walfrido Pereira mora na região há 10 anos e afirma que o problema é recorrente quando chove, mas tem piorado. No trecho interditado, ele afirma que as tubulações de concreto foram instaladas há 30 dias, mas foram arrastadas no final de semana devido à grande quantidade de água.
A Defesa Civil esteve no local no domingo (20), mas ele espera que o caso chegue ao Ministério Público. “Aqui passa o córrego Coqueiros e a cabeceira está assoreada devido à lama trazida pelas chuvas. Alguém tem que se atentar às questões ambientais”.
Por sua vez, Luiz Henrique afirma que no sábado a enxurrada invadiu sua propriedade e da vizinha. Um galpão ficou totalmente alagado, influenciando a rotina das galinhas e o fim de semana foi dedicado à limpeza.
Equipe da Solurb fazia coleta de lixo na manhã desta segunda-feira, e relatou dificuldades para conseguir levar o lixo, pois há muita lama nas ruas.



Acontece sempre
Só em 2025, o Jornal Midiamax noticiou várias vezes a situação do Chácara dos Poderes, em Campo Grande. Há menos de um mês, no dia 3 de abril, uma forte chuva provocou alagamentos, abriu crateras e ilhou motoristas.
No bairro Chácara dos Poderes, a enchente deixou condutores ilhados. Conforme as reportagens, as situações mais críticas ocorreram nas estradas SE-1 e NE Dois, que ficaram completamente alagadas.
No início de março, a combinação problemática de chuvas constantes e ruas sem asfalto deixou um caminhão de coleta de resíduos da Solurb atolado no bairro Chácara dos Poderes. Imagens mostram o caminhão de lixo atolado na estrada NE 09, a cerca de 11 km do Centro da cidade.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!