O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para todo Mato Grosso do Sul para tempestades até segunda-feira (13). Campo Grande amanheceu com ventania neste domingo (12).
O aviso, publicado nesta manhã, coloca todo o Estado em alerta. O Instituto prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Já os ventos podem chegar aos 100 km/h em MS. Ainda há possibilidade de queda de granizo durante a tempestade.
Conforme o alerta, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é vigente até a manhã de segunda-feira.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o que favorece a formação de instabilidades é o avanço de uma frente fria, associado a um ciclone extratropical e ao intenso transporte de ar quente e úmido, além da presença de áreas de baixa pressão e cavados. Tudo isso cria condições favoráveis para chuvas e tempestades na maioria do Estado.
Saiba como se proteger
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.