Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS registra queda em casos de síndrome respiratória por Influenza A

Informação é do novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (5)
Osvaldo Sato -
Casos de SRAG devem permanecer estáveis na maior parte de MS
Apenas em 2025 foram notificados 83.928 casos de SRAG em todo o Brasil (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Enquanto grande parte do país enfrenta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelos vírus da A e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o apresenta um cenário mais otimista, com sinais de queda nas ocorrências associadas à influenza A em jovens, adultos e idosos. A informação é do novo Boletim InfoGripe da , divulgado nesta quinta-feira (5).

De acordo com o levantamento, que analisou dados da Semana Epidemiológica 22 (de 25 a 31 de maio), o estado sul-mato-grossense se destaca como um dos poucos a registrar essa tendência de recuo, juntamente com Ceará, Pará e Tocantins. Apesar disso, todos os patamares ainda são considerados elevados de incidência.

Panorama nacional

Apesar da boa notícia para Mato Grosso do Sul, o cenário nacional ainda demanda atenção. O boletim da Fiocruz aponta que 25 das 27 Unidades da Federação estão em nível de alerta, risco ou alto risco para SRAG, com tendência de crescimento.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça a importância da vacinação. “Reforço a importância da vacinação contra o vírus da influenza A, especialmente nas populações mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com comorbidades e gestantes”, alerta.

SRAG em diferentes faixas etárias

A análise do InfoGripe revela que a mortalidade por SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças e idosos. No caso dos idosos, a influenza A é o principal responsável pelos óbitos. Já entre as crianças, predominam as ocorrências e mortes por rinovírus e influenza A.

Portella explica que o VSR tem impulsionado o aumento de casos de SRAG em crianças de até quatro anos. “Porém, o rinovírus e a influenza A também têm contribuído para o aumento dos casos de SRAG nessa faixa etária e em adolescentes de até 14 anos”, detalha. Para adultos e idosos acima de 65 anos, a influenza A é a principal causa de hospitalizações por SRAG.

Balanço Epidemiológico de 2025

Até o momento, em 2025, foram notificados 83.928 casos de SRAG em todo o Brasil. Desse total, 41.455 (49,4%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Entre os vírus identificados nos casos positivos nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a influenza A foi responsável por 38,9%, o VSR por 47,3%, o rinovírus por 15,9%, o Sars-CoV-2 (Covid-19) por 1,7% e a influenza B por 0,9%.

Em relação aos óbitos, a presença desses vírus entre os positivos no mesmo período foi de 73,4% para influenza A, 1,3% para influenza B, 12,8% para VSR, 10,4% para rinovírus e 5,1% para Sars-CoV-2.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Beleza Fatal” deve ganhar segunda temporada

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Construtora é condenada por atraso em 10 anos de imóvel adquirido na planta

Últimas Notícias

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros

Le Blog Maria Antonia

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Julia Garner, estrela de Ozark e vencedora do Emmy, foi oficialmente escolhida para interpretar Madonna em sua aguardada cinebiografia. O projeto passou por diversas mudanças desde que foi anunciado, mas a atriz confirmou recentemente que continua em andamento. Em entrevista ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes curiosos de sua audição para viver a Rainha do … Continued

Le Blog Maria Antonia

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Alfonso Herrera, o eterno “Miguel ” de Rebelde, voltou aos holofotes com força total. Nesta semana aconteceu a première de Las Muertas, nova série da Netflix inspirada no livro de Jorge Ibargüengoitia. A produção retrata a vida das irmãs Baladro e Serafina, que construíram um império de bordéis no México dos anos 1960 baseado na … Continued

Brasil

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

Ministros condenaram Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão