Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS é o 2° estado do país com maior incidência de Chikungunya em 2025

Primeira morte confirmada em Mato Grosso do Sul é de idosa que morava em Dois Irmãos do Buriti
Priscilla Peres -
Compartilhar
Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Os casos de Chikungunya dispararam em em 2025 e atualmente o Estado é o segundo do país com maior incidência da doença. São 340 casos confirmados este ano e outros 2.172 prováveis.

Para se ter ideia, na nona semana de 2025, Mato Grosso do Sul registrou 485 casos prováveis de Chikungunya, contra 159 em 2024 e 81 em 2023. A semana oito foi a pior, com 651 casos prováveis, contra 92 no mesmo período do ano passado.

São 25 mortes por Chikungunya no país este ano, sendo um confirmado em Mato Grosso do Sul. A vítima é uma idosa de 84 anos, que não tinha comorbidades relatadas, morava em , apresentou os primeiros sintomas no dia 1º de fevereiro e morreu no dia 4 do mesmo mês.

Saúde alerta para aumento dos casos

Em fevereiro deste ano, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) alertou para o aumento dos casos de Chikungunya em Mato Grosso do Sul. Principalmente em relação à similaridade entre a doença e a dengue, uma vez que ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Abaixo, confira as principais diferenças entre as arboviroses:

  • Febre alta: presente em ambas, mas na Chikungunya surge de forma súbita;
  • Dor nas articulações: intensa na Chikungunya, podendo persistir por meses. Na , a dor é mais muscular;
  • Manchas vermelhas: aparecem nos dois casos, mas na dengue podem vir acompanhadas de sangramentos;
  • Complicações: dengue pode evoluir para formas hemorrágicas; já a Chikungunya raramente causa casos graves, mas pode deixar sequelas evoluindo para forma crônica, embora possa evoluir ao óbito em casos de uso de medicações anti-inflamatórios na fase aguda (até 14 dias de início de sintomas)

Mesmo com sintomas diferentes, a melhor forma de evitar ambas as doenças é a eliminação dos criadouros do mosquito. Segundo a SES, “evitar água parada, usar repelente e proteger os ambientes com telas são medidas essenciais”.

A secretaria reforçou que, ao apresentar sintomas, a população deve procurar atendimento médico para diagnóstico e acompanhamento adequado. “O período chuvoso favorece a proliferação do mosquito, mas a prevenção está ao alcance de todos”, finaliza a nota divulgada nesta tarde.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados