Seis cidades de Mato Grosso do Sul aparecem entre as 10 primeiras no ranking das mais quentes e secas do Brasil neste sábado (27). No topo da lista, está Aquidauana com ‘calorão’ de 40,7°C e umidade relativa do ar baixíssima de 14%. As informações foram divulgadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na relação das maiores temperaturas, Aquidauana fica atrás apenas de Cuiabá (MT), que registrou 41°C. Em terceiro lugar, aparece Porto Murtinho (40,2°C), seguida de Corumbá (40°C) e Coxim (39,5°C). Em 7ª colocação está Miranda, com 38,5°C. Já a estação meteorológica da Fazenda Nhumirim, a 160 km de Corumbá, na região pantaneira da Nhecolândia, registrou 39°C, ficando no 10° lugar.
Já na lista das menores umidades relativas do ar, o 1° lugar neste sábado (27) ficou com a cidade de Morada Nova (CE), com 13%. Depois, Aquidauana, Costa Rica, Sidrolândia e Água Clara registraram 14% de umidade. Campo Grande e Coxim registram 15%, fechando o ranking na 7ª colocação nacional. Todos estes números são considerados baixos e podem causar riscos à saúde e de incêndios na vegetação.
Tempo quente e seco continua
Além disso, 12 municípios estão com aviso de baixa umidade relativa do ar em vigor, o período de atenção dura até às 23h59 de segunda-feira (29). Os valores de umidade podem variar entre 30% e 20%, o que é considerado baixo. Neste caso, o tempo seco causa risco de incêndios florestais e à saúde.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.