Após dois anos da implementação da emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), conhecida popularmente como “novo RG”, Mato Grosso do Sul deve chegar, ainda neste ano, à marca de 500 mil documentos emitidos. A meta para todas as unidades da Federação, estabelecida pelo Governo Federal, para a troca do velho Registro Geral, segue até 2032.
De janeiro a junho deste 2025, o Instituto de Identificação, da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), soma 169.970 CIN expedidas. Ao todo, o governo já emitiu 453 mil documentos desde 2024.
Segundo o diretor da pasta, Daniel Ferreira Freitas, a expectativa é de que, em setembro deste ano, o instituto atinja a marca de meio milhão de CIN registradas. Ele explica que a ampliação de vagas para o agendamento sanou a reclamação sobre a falta de vagas mensais, principalmente aos fins de semana.
Agendamentos
“Em Campo Grande, por exemplo, são em torno de 800 agendamentos por dia, nos sete postos de atendimento. A sede funciona para casos de urgência e relevância. Fazemos um encaixe”.
“No interior, são 1,3 mil vagas. As vagas foram expandidas a partir da minha nomeação como diretor, em maio do ano passado. Coloquei vagas aos sábados no Shopping Pátio Central, que é o maior posto atualmente de Campo Grande, com 386 vagas ao dia, mais 60 vagas extras toda sexta-feira da semana subsequente”.
O órgão abre as vagas todo dia 30, para o mês seguinte. Contudo, quando o cidadão não consegue vagas pelo site, mas necessita da emissão da CIN, basta procurar uma unidade de atendimento próxima e comprovar a urgência.
“Todo cidadão tem direito a um encaixe. Basta comprovar a demanda e a urgência do documento, por exemplo, uma viagem, a posse de um concurso público, uma entrevista com o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Pode levar essa demanda para o chefe imediato dos postos, mesmo não havendo a vaga disponível no site. Todo posto de identificação sabe dessa regra”.

Modernização
No dia 9 de julho, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública publicou o aviso de licitação, no Diário do Estado, para que o Instituto de Identificação contrate uma empresa especializada para emissão da Carteira de Identidade. O pregão ocorre dia 24 de julho, na sede da SAD (Secretaria de Estado de Administração).
Freitas explica que a medida deve modernização às ferramentas de emissão da identidade, principalmente no interior do Estado. “O padrão será o mesmo, mas com equipamentos mais modernizados”.
“Hoje, existem no Estado os postos on-line e off-line. Nos maiores postos, principalmente de Campo Grande, a captura de dados é feita por scanner biométrico, documentos digitalizados. Com essa readequação, todas as estações serão completas”.
“Nos 50 pontos off-line, como nas menores cidades do Estado, a coleta é feita de forma parcial. O cidadão não precisa mais levar a foto 3×4 impressa. A Sejusp adquiriu celulares e tabletes para o cidadão, peritos dos postos, servidores, fazerem a captura de imagem e a coleta da assinatura digital. Após a digitalização do prontuário, fazemos a coleta da tinta. Metade digitalizado, mas a coleta ainda é na tinta. Com a vinda dessas novas estações, será 100% digital”.
Novos postos de atendimento
Contudo, Campo Grande deve inaugurar em agosto dois novos postos de atendimento, sendo no Shopping Norte Sul e no Comper Itanhangá. A expectativa é ampliar o número de agendamentos para 400 por dia. Assim, a Capital chegará a 9 postos de atendimento.
“Dourados tem dois postos, sendo o Núcleo Regional de Identificação e no Poupa Tempo da prefeitura, na Marcelino Pires, na área central, com 60 a 70 vagas a mais. Vamos duplicar o atendimento. Serão cinco estações. Hoje, tem de 90 a 100 vagas e serão ampliadas para 200, previstas para agosto. Isso foi ordem da Secretaria para a demanda”.
Emissão de graça
A emissão da primeira via do “novo RG” é totalmente gratuita. O governo lançou a nova identidade para oferecer mais segurança e substituir o antigo RG.
O novo RG unifica o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) como identificador principal e conta com QR Code e código MRZ (o mesmo utilizado em passaportes), dificultando fraudes e permitindo a verificação eletrônica da autenticidade. Informações complementares, como tipo sanguíneo e dados de saúde, também podem ser incluídas.
O prazo de validade do documento varia conforme a idade: 5 anos para crianças de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos. A gratuidade segue até 2032, conforme definido pelo Governo Federal.
Como emitir a nova identidade?
- Agende on-line, sem custos: os cidadãos podem realizar o agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade de forma gratuita, através do site http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
- Escolha a opção: ao acessar o site, selecione a opção “1ª ou 2ª emissão do RG” para dar início ao processo de agendamento.
- Selecione o posto de atendimento: opte por um posto de atendimento próximo à sua residência para maior comodidade e acessibilidade.
- Escolha dia e horário: selecione o dia e horário disponíveis que melhor se adaptem à sua agenda.
- Preencha os dados: complete os campos obrigatórios com suas informações pessoais e insira os caracteres de segurança solicitados.
- Confirme o agendamento: certifique-se de que o protocolo de agendamento foi enviado para o seu e-mail cadastrado, confirmando, assim, a sua marcação para a emissão do novo RG.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***