Há onze meses, o Ministério da Agricultura reconheceu nacionalmente o Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa sem vacinação. Mas, o reconhecimento internacional pode chegar em maio de 2025.
A decisão será divulgada pela Organização Mundial de Saúde Animal, em assembleia geral marcada para acontecer em maio de 2025, em Paris. Se favorável, a decisão é importante para a aceitação dos produtos de MS no mercado internacional.
O Governador Eduardo Riedel disse nesta segunda-feira (24) que “tudo indica que MS vai ser reconhecido de livre de febre aftosa sem vacinação”, mas a decisão só será conhecida no evento.
MS livre de aftosa
Nesta segunda-feira (24), 16 estados e o Distrito Federal foram reconhecidos pelo Mapa (Ministério de Estado da Agricultura e Pecuária) como livres da febre aftosa sem vacinação. Entre eles está Mato Grosso do Sul.
Conforme a portaria, divulgada no Diário Oficial da União, ficam reconhecidos como livres da febre aftosa sem vacinação Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
Também fica proibido o armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa pelos mesmos estados. A vacina pode ser utilizada com autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério da Agricultura e Pecuária.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!