Em Mato Grosso do Sul, 156 pessoas formalizaram a vontade de doar os órgãos, por meio da AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos), desde o seu lançamento, em 2024. Os dados foram divulgados em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado neste sábado (27).
O sistema foi pensado como uma maneira de conscientizar a população acerca da importância da doação voluntária, além de formalizar esse desejo de forma simples, gratuita e digital. A plataforma foi idealizada pelo CNB/CF (Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal), em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo o presidente do Cartório de Notas de Mato Grosso do Sul, Dr. Elder Dutra, o sistema é uma iniciativa que une tecnologia, responsabilidade social e o compromisso do notariado com causas que salvarão vidas. “Mato Grosso do Sul dá um passo à frente na valorização da vida. Com a AEDO, os cartórios de notas passam a oferecer ao cidadão um canal seguro e digital para declarar sua vontade de doar órgãos”.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram feitos mais de 30 mil transplantes no ano passado, sendo que os procedimentos mais realizados foram o de rim (6.320 transplantes) e de fígado (2.454), entre os sólidos, e de córnea (17.107) e de medula óssea (3.743), entre os líquidos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.