Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPT-MS recomenda que empresa suspenda pulverização aérea de agrotóxicos

Medida visa proteger trabalhadores rurais do Reassentamento Santana, em Brasilândia, que foram identificados como expostos aos produtos químicos utilizados nas lavouras da empresa
Osvaldo Sato -
Aeronave durante pulverização de agrotóxicos na Fazenda Santa Lourdes (Foto: Perícia do MPT)

O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em ) emitiu uma recomendação à ACP Bioenergia Ltda., determinando que a empresa cesse a pulverização de agrotóxicos por via aérea ou terrestre em áreas próximas a comunidades e mananciais. A medida visa proteger trabalhadores rurais do Reassentamento Santana, em ândia, que foram identificados como expostos aos produtos químicos utilizados nas lavouras da empresa.

A recomendação exige que a aplicação de agrotóxicos ocorra a no mínimo 500 metros de povoações e 250 metros de mananciais de água. A empresa tem 30 dias para se adequar às normas estabelecidas. O MPT-MS poderá tomar medidas legais caso a ACP Bioenergia não cumpra as determinações.

A decisão do MPT-MS foi tomada após uma investigação que apontou irregularidades na pulverização realizada na Fazenda Santa Lourdes, arrendada pela ACP Bioenergia. Um laudo pericial concluiu que trabalhadores do reassentamento são expostos a agrotóxicos usados no cultivo de cana-de-açúcar, mesmo sem contato direto com a aplicação.

Além disso, uma nova perícia, concluída em dezembro de 2024, revelou que funcionários da própria ACP Bioenergia também trabalham sob condições inadequadas. Entre as irregularidades, destacam-se a falta de treinamento específico para manipulação de agrotóxicos, ausência de estrutura para higienização e inexistência de sinalização nas áreas pulverizadas.

O Reassentamento Santana abriga cerca de 60 famílias que dependem da agricultura, e apicultura para subsistência. A comunidade foi criada em 1998 para mitigar impactos da construção da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta. Com algumas residências a apenas 28 metros dos canaviais da ACP Bioenergia, os moradores relataram preocupação com os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.

A recomendação do MPT-MS está embasada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na Constituição Federal, que garantem o direito à saúde e segurança no trabalho. O documento também cita estudos da Embrapa que apontam que até 68% dos agrotóxicos pulverizados não atingem as plantas, se dispersando no solo e no ar, alcançando áreas vizinhas.

O texto ainda menciona a legislação do estado do Ceará, que desde 2019 proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos, decisão validada pelo Supremo Tribunal Federal. O tribunal reconheceu os riscos ambientais e à saúde pública, destacando que partículas químicas podem se espalhar por até 32 quilômetros além da área de aplicação.

Entre 2014 e 2023, Mato Grosso do Sul registrou 886 casos de intoxicação por agrotóxicos agrícolas, segundo dados do Ministério da Saúde. O MPT-MS seguirá acompanhando o caso e poderá adotar novas medidas judiciais caso a ACP Bioenergia não se adeque às exigências estabelecidas. [Com informações do MPT-MS]

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Volodymyr Zelensky

Ucrânia diz que desmantelou rede de espionagem húngara que coletava dados militares

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

rota da celulose

Rota da Celulose será administrada por consórcio com empresa ‘novata’ e outra que tenta repactuação no RJ

Caio deve ser interrogado na próxima audiência sobre feminicídio de Vanessa Ricarte

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Estética

Biólogos podem fazer procedimentos estéticos não invasivos, define CFBio; médicos contestam

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Latam anunciou novo voo para Bonito vindo do principal aeroporto do País, em Gaurulhos. Dourados também terá voo direto

Polícia

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

O idoso foi atingido por dois disparos

Cotidiano

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Profissionais da saúde se somam aos técnicos de educação, que organizam paralisação na próxima quinta-feira (15). Serviços podem ser interrompidos temporariamente

Brasil

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Previsões é que a região sul tenha mais temporais causados pela frente fria