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Cotidiano

Motoristas aprovam ‘bloqueio’ de passageiros na Uber, mas apontam desafios

Para avaliações de 2 ou 3 estrelas, o condutor terá a opção de impedir novos pareamentos com o passageiro
Osvaldo Sato -
(Foto: Ilustrativa, Midiamax)

A anunciou recentemente uma nova funcionalidade para aumentar a segurança e o controle dos motoristas parceiros sobre suas viagens. Agora, o sistema de avaliações permitirá que motoristas bloqueiem automaticamente ou manualmente passageiros que receberam baixas.

A medida busca incentivar o bom comportamento dos usuários e oferecer mais tranquilidade aos condutores. Com a atualização, a tela de avaliação dos motoristas passa a contar com opções de bloqueio conforme a nota dada ao passageiro.

Caso um usuário receba 1 estrela, o bloqueio será automático, impedindo que seja combinado novamente com aquele motorista. Para avaliações de 2 ou 3 estrelas, o condutor terá a opção de impedir novos pareamentos com o passageiro. Já para notas 4 e 5, o despareamento não será permitido, visto que indicam uma experiência satisfatória.

Novidade chega aos poucos em Campo Grande

Em , a novidade ainda não foi liberada para todos os motoristas. Cláudio, 32 anos, que trabalha com transporte por aplicativo na cidade, avalia a mudança como positiva, mas ressalta que as avaliações podem ser problemáticas.

Isso porque, para ele, a maioria dos motoristas busca ser justos, mas a avaliação pode ser subjetiva. Motoristas de aplicativos geralmente dão poucas estrelas para passageiros por uma série de razões.

“Eu acho que atrasar para embarcar, mudar o destino no meio do caminho, querer colocar mais gente que o permitido, são coisas que fazem a gente, algumas vezes, avaliar baixo mesmo”, disse.

Além disso, ele destacou questões comportamentais que acabam gerando más avaliações. “Tem muita gente mal educada, grosseira, que suja o carro com comida ou lixo, e tem vezes até passageiro bêbado que acaba sendo ruim, né”, destacou.

Para o entrevistado, porém, a funcionalidade ainda não foi liberada. A Uber informou que o recurso deve ficar disponível de forma gradual para os motoristas nos próximos dias.

Enquanto isso, a empresa reforça que todos os usuários devem seguir o Código da Comunidade, que estabelece respeito e cortesia como princípios fundamentais para um bom uso da plataforma.

Tela de avaliação de passageiro pelo motorista (Imagem: Uber)

Dicas para uma experiência positiva no app

Para evitar avaliações ruins e manter uma boa relação com os motoristas, a Uber sugere algumas boas práticas para os passageiros:

  • Respeito e cordialidade: Trate os motoristas com cortesia e cuidado com o veículo.
  • Pontualidade: Evite atrasos, respeitando o tempo do motorista.
  • Segurança viária: Sempre utilize o cinto de segurança e respeite as leis de .
  • Consumo de bebidas alcoólicas: Caso tenha bebido, prefira solicitar um carro em vez de uma moto.
  • Cuidado com o veículo: Evite consumir alimentos e bebidas dentro do carro.

A Uber também incentiva que usuários reportem qualquer incidente à equipe de suporte, disponível 24 horas por dia. O objetivo da empresa é garantir que a experiência no aplicativo seja cada vez mais segura e agradável para todos.

Nome fictício para preservar a identidade do entrevistado.

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