Pular para o conteúdo
Cotidiano

Morte de segurança de 78 anos teve relação com o frio? Médica explica riscos para idosos

Mais sensíveis a doenças respiratórias e variações bruscas de temperatura, idosos exigem atenção redobrada em dias frios
Lethycia Anjos -
Frio em Campo Grande (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Do dia para a noite, registrou uma queda brusca de temperatura e sensação térmica de -6 °C. Com a chegada do inverno, crescem as preocupações em relação aos efeitos do frio, especialmente sobre a população mais vulnerável, como os idosos, mais sensíveis a doenças respiratórias e variações bruscas do clima.

No mesmo dia, um idoso de 78 anos, que trabalhava como segurança em uma obra no bairro Seminário, morreu após um mal súbito durante o expediente. Conforme uma testemunha, ele estava agasalhado e usava cobertores, mas não há confirmação se permaneceu dentro do carro durante toda a madrugada.

“Ele infartou e morreu em decorrência do frio. O frio mata. O corpo trabalhou muito para manter-se aquecido. Ele chegou a ser atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Pouco antes, havia ligado para o patrão dizendo que estava passando mal. Eu ajudei nas manobras de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), me identifiquei, ofereci ajuda, mas, após um tempo, a médica confirmou o óbito”, relatou um bombeiro militar que presenciou a cena.

Frio aumenta riscos a idosos

Ilustrativa – Idoso em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax).

Médica pneumologista, Amanda Almirão Alves explica que o frio intenso pode agravar condições crônicas, principalmente em idosos com histórico de doenças cardiovasculares, pulmonares, renais, vasculares ou neurológicas.

“Durante o frio, a pressão arterial pode aumentar, elevando o risco de infarto e AVC. Também há maior probabilidade de descompensação de doenças pulmonares como asma e DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica]. Além disso, o aumento das síndromes gripais pode levar a complicações como sinusite e pneumonia”, alerta a médica.

No caso do segurança, embora a causa da morte ainda dependa de confirmação por necropsia, Amanda esclarece que, mesmo bem agasalhado, idosos são mais afetados pelo frio devido à menor massa muscular e gordura corporal, características comuns em pessoas a partir de 60 anos.

“Com o envelhecimento, os mecanismos de regulação da temperatura corporal se tornam menos eficientes”, explica.

Segundo familiares, na noite anterior à morte, o idoso — que era hipertenso — reclamou de dores no estômago e no peito, mas preferiu esperar por uma consulta médica de rotina.

Por isso, a médica ressalta a importância de estar atento a sinais de alerta como dor no peito, falta de ar, dor de cabeça, confusão mental, fraqueza, mal-estar generalizado, redução da mobilidade e dores no corpo.

Entre os riscos mais graves associados ao frio intenso está a hipotermia. Conforme o Ministério da Saúde, essa condição ocorre quando a temperatura corporal cai abaixo de 35 °C e pode ser fatal, especialmente em situações de exposição prolongada ao vento e à umidade. Os principais sintomas incluem tremores intensos, palidez e extremidades frias.

Além disso, a especialista reforça que o frio acaba por fazer vasoconstrição aumentando a força que o coração precisa fazer para mandar sangue para o corpo e também aumentando a pressão. Assim, o sangue pode ficar mais espesso e bloquear o fluxo sanguíneo para corpo.

“O frio pode diminuir a oxigenação. Aqueles que tem doenças pré-existentes podem ter a piora delas devido a essas alterações que o corpo faz para poder manter a temperatura adequada”, diz Amanda.

Recomendações para enfrentar o frio

Tempo frio (Eliel Dias, Jornal Midiamax)

A orienta sobre cuidados básicos, mas fundamentais, para evitar complicações durante os dias mais frios:

  • Hidratação: beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Evite álcool, que favorece a perda de calor corporal.
  • Agasalhos em camadas: use roupas adequadas, como casacos, gorros, luvas e meias de lã.
  • Cuidados com aquecedores: utilize aparelhos em bom estado e garanta ventilação para evitar intoxicação por monóxido de carbono.
  • Atividade física leve: mantenha o corpo ativo, mesmo dentro de casa.
  • Evite sair sem necessidade: limite a exposição ao frio, sobretudo entre os mais frágeis.
  • Proteja a pele: use hidratantes para evitar o ressecamento e as rachaduras.

“Os cuidados são manter o idoso bem agasalhado com roupas térmicas junto ao casaco, touca, luvas meias e sapatos fechados. Fazer uso das medicações de uso contínuo de forma certa e fazer acompanhamento médico regular. O uso de aquecedores também pode ajudar a manter a temperatura do ambiente adequada. Não esquecer de tomar bastante água e de se alimentar bem”, complementa a médica.

Doenças respiratórias e vacinação

O frio também agrava quadros de doenças respiratórias como , bronquite e asma, além de tornar os ambientes fechados mais propícios à contaminação. Por isso, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) reforça a importância da vacinação contra a influenza, especialmente entre os grupos de risco. Em Campo Grande, a vacina já está disponível para toda a população.

“Estamos reforçando ações para que a vacina chegue até onde as pessoas estão. A prioridade é proteger os mais vulneráveis”, afirma o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.

Os idosos representam o grupo mais vulnerável: conforme a SES, 48,7% das internações ocorreram nessa faixa etária, e 79,4% dos casos evoluíram para óbito. Crianças de 1 a 9 anos também foram bastante afetadas, concentrando 26,8% das internações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave).

Outras orientações para evitar infecções incluem:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Evitar locais fechados e malventilados;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Manter alimentação saudável e praticar exercícios;
  • Evitar o fumo.

Em caso de sintomas como febre alta, tosse com secreção, falta de ar ou dor no peito, é essencial procurar atendimento médico imediatamente.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ucrânia ataca oleoduto russo conectado à Hungria, Eslováquia, membros da UE e da Otan

pf

PF mira quadrilha envolvida em grilagem de 900 hectares de terras da União na Amazônia

Marcha para Jesus será realizada na próxima terça-feira em Campo Grande 

Mais de 350 pinguins são encontrados mortos em menos de 5 dias no litoral de SP

Notícias mais lidas agora

Justiça manda perito explicar laudo sobre Consórcio Guaicurus antes de analisar anulação

Região Imbirussu de Campo Grande recebe obras de mais de R$ 70 milhões

jacaré sucuri enrolada no pescoço

VÍDEO: Em MS, jacaré nem liga e anda ‘de boa’ com sucuri enrolada no pescoço

Incêndio de grandes proporções assusta e moradores tentam apagar chamas em Condomínio

Últimas Notícias

Brasil

Conitec rejeita inclusão de ‘canetas emagrecedoras’ no SUS

O impacto financeiro chegaria a R$ 8 bilhões anuais

Polícia

VÍDEO: Técnico de telefonia cai de escada de 4 metros na região do Jardim dos Estados

A queda foi registrada por câmeras de segurança

Brasil

STF forma maioria para condenar Zambelli pela segunda vez

Os ministros Barros e Fux ainda não registraram o voto no julgamento virtual

Cotidiano

Falha técnica: voo com destino a São Paulo atrasa mais de 3 horas em Campo Grande

Companhia aérea informou que está apurando o ocorrido