Neguinho, o cãozinho vira-lata que foi atacado por dois pit bulls, no Portal Caiobá, em Campo Grande, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta terça-feira (2).
O tutor, Reginaldo Matos da Silva, conta que o cão lutou. Apesar de ser medicado às pressas em uma clínica veterinária, Neguinho foi atacado gravemente, principalmente no pescoço, na Rua Antônio Garcia dos Santos Medeiros.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“A tristeza de perder ele é muito grande. Esse meu amiguinho só faltava falar. Neguinho era o primeiro da cria na nossa cadelinha Luna; foi de uma ninhada de 10 cachorros. Aqui em casa, não queríamos adotar mais cães, mas começou uma grande amizade”, descreve.
Ataque
Dois cães da raça pit bull atacaram outros cães na manhã de segunda-feira (1°). Um veículo que passava pelo trecho avançou sobre os cães e buzinou, na tentativa de frustrar o ataque, mas em vão. Um dos vira-latas, Neguinho, foi arrastado para um matagal. Ele havia sido recolhido, levado para uma clínica veterinária com graves ferimentos no corpo, principalmente pescoço.
Um pit bull solto pode configurar um crime, pois o tutor pode ser responsabilizado civil e penalmente por omissão de cautela, negligência ou imprudência na guarda do animal.
De acordo com a CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), em casos de denúncia de animais soltos, são gerados autos de infração, que são analisados pela CJC (Coordenadoria de Julgamento e Consulta). No entanto, a secretaria esclarece que nem toda infração é convertida em multa e que há um trâmite até que haja uma deliberação. Sendo assim, cada caso é analisado individualmente.
Toda denúncia onde é constatado um auto de infração pode resultar em uma advertência ou até uma multa. Existem vários fatores a serem considerados, como, por exemplo, se o animal é de grande porte, se oferece risco em potencial ou é agressor. Em caso de reincidência, a penalidade é agravada. O valor da multa prevista no código sanitário é de R$ 100 a R$ 15 mil.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)