Faleceu nesta quarta-feira (8) a arquiteta e urbanista Maria Lúcia Torrecilha, aos 69 anos, em Campo Grande. A informação foi confirmada pelo CAU (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de MS), que manifestou nota de pesar pelo falecimento. A reportagem apurou que a arquiteta faleceu em decorrência de um infarto, durante a madrugada.
Maria Lúcia Torrecilha nasceu no Rio de Janeiro (RJ), onde se graduou em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Integradas Silva e Souza Educacional, em 1980. Sua carreira acadêmica teve frutos proeminentes. Além de passagens na Unigran e Uniderp, de atuação na Planurb e na Emha, no âmbito da Prefeitura de Campo Grande, Torrecilha atuava como professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul), desde 2011.
Em março, Maria Lúcia Torrecilha foi ouvida pelo Jornal Midiamax em reportagem que apresentou a baixa quantidade de homenagens a mulheres em bustos e monumentos em Campo Grande. A docente também falou sobre o protagonismo feminino das profissionais de arquitetura em grandes projetos de planejamentos urbanísticos de Campo Grande.
Carreira exemplar
A carreira de Torrecilha é grandiosa, com especialização e doutorado em Políticas Urbanas e autora de importantes obras acadêmicas. “Que eles sirvam de parâmetro para podermos ter uma sociedade mais humana representada em nossos projetos. Hoje, atuando na docência, tento mostrar aos alunos como esta abordagem poderá contribuir para termos soluções de qualidade e mais justas ao nosso viver”, pontuou, sobre a própria produção.
A arquiteta também atuou ativamente como crítica ao modelo de transporte coletivo e mobilidade urbana atualmente desempenhado pelo Consórcio Guaicurus, alvo de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara dos Vereadores de Campo Grande, em 2025, e pela Prefeitura de Campo Grande.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. A matéria será atualizada tão logo houver definição.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)