Moradores do bairro Panorama, em Campo Grande, estão sofrendo com “bueiros” abertos na rua Roraima.
Leitora do Jornal Midiamax, que prefere não se identificar, explicou que esses bueiros têm atraído animais venenosos e insetos para as residências, além do cheiro incômodo e da sujeira na região. “Isso é um enorme transtorno e uma falta de respeito. Estamos na lateral de um condomínio, não temos esgoto na nossa rua e, mesmo assim, precisamos conviver com esses bueiros. Às vezes, acontece de transbordarem, espalhando fezes e outros dejetos na rua inteira. Além, claro, do perigo para os moradores, com escorpiões, baratas e outros animais que são atraídos por toda essa sujeira”, resumiu.
“Essa é uma rua tranquila. Inclusive, várias crianças costumavam brincar aqui. Agora, está impossível até mesmo passar pela rua. Sujamos nossos veículos e ainda temos que guardá-los em nossas casas, correndo o risco de contaminação. Não sabemos pra quem mais recorrer e essa já é uma situação insustentável. Já não aguentamos mais”, explicou.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ainda, segundo a moradora, por falta de iluminação e sinalização, os carros que trafegam na região acabam caindo nos bueiros. “Com as fortes chuvas que atingiram Campo Grande nos últimos dias, a rua está ficando cada vez mais estreita. Nós precisamos de ajuda para resolver essa situação o mais rápido possível. Como eu já disse, a gente não aguenta mais essa situação na nossa região”, finalizou.
Bueiros são, na verdade, poços de visitação
Procurada pela reportagem do Jornal Midiamax, a concessionária Águas Guariroba enviou, na tarde desta terça-feira (25), equipe especializada para a resolução do problema.
De acordo com a empresa, os bueiros são, na verdade, os chamados ‘poços de visitação’. Na rua Roraima, há três diferentes PVs, sendo dois de esgoto e um de águas pluviais. Nesta tarde, a equipe realizou a troca das tampas quebradas e, também, a desobstrução dos canais.
Abaixo, veja nota encaminhada pela concessionária:
“A Águas Guariroba informa que nossas equipes já estiveram no local e realizaram a manutenção e desobstrução da rede de esgoto na rua Roraima.
A concessionária ressalta que casos de extravasamento de esgoto ocorrem principalmente por mau uso da rede com descarte incorreto de resíduos sólidos. Somente em 2024, mais de 650 toneladas de resíduos sólidos foram retirados da rede de esgoto, o que caracteriza a recorrência de descartes irregulares.
Além do descarte incorreto, o mau uso da rede se dá também por ligações irregulares de águas pluviais (da chuva) diretamente na rede de esgoto. Essa prática acaba sobrecarregando a rede de esgoto, principalmente na época de chuvas, provocando extravasamentos.
A Águas Guariroba reforça ainda que extravasamentos devem ser comunicados pelos canais oficiais da concessionária: 0800 642 0115 (SAC e WhatsApp) e site www.aguasguariroba.com.br.“
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.