Moradores denunciam corte de árvores em volta da prefeitura de Rio Brilhante

Prefeito Lucas Foroni diz que o município tem plano de arborização no decorrer do ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rio Brilhnate
Antes e depois do corte (Google Maps, Fala Povo Midiamax)

Moradores denunciaram ao Ministério Público após revolta com o corte de árvores em torno da prefeitura de Rio Brilhante, a 161 quilômetros de Campo Grande. Segundo o projeto de reforma, as árvores da espécie Oiti impediam a visão da fachada.

Um morador, que preferiu anonimato, diz que as espécies estavam arborizando o paço municipal há 30 anos, logo, a vizinhança foi surpreendida. Ele ressalta que as árvores estavam saudáveis.

“A prefeitura cortou oito árvores da frente e lateral só para mostrar o prédio, a fachada dos órgãos. É uma tristeza, pois os moradores ficavam sentados ali tomando tereré, os ônibus escolares da região estacionavam na sombra”, diz.

A denúncia foi feita da 2ª Promotoria de Justiça da cidade. Contudo, o Ministério Público segue com a solicitação de explicação sobre o corte das árvores.

Lateral da prefeitura (Google Maps, Fala Povo Midiamax)

O que diz a prefeitura

Ao Jornal Midiamax, o prefeito Lucas Foroni confirmou que o corte foi motivado para ampliar a visibilidade da fachada do paço municipal. Ele diz que a espécie estava nos canteiros há cerca de sete a oito anos.

“A gente tem um plano municipal de arborização e tem um planejamento para tudo isso, a gente achou que era melhor fazer a retirada. É importante também constar que a gente tem um planejamento de plantar duas mil árvores a ano, nesse próximo mandato plantarmos 1.100 ao todo nos últimos quatro anos e seguiremos fazendo. Não somos depredadores do meio ambiente e a gente pensa, claro, no progresso, mas sempre buscando uma sustentabilidade possível”, disse.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.