Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministério descarta caso de gripe aviária em carcará de Anaurilândia

Mato Grosso do Sul possui mais de 30 casos descartados para a doença
Priscilla Peres -
Gripe Aviária
Casos suspeitos eram em galinhas domésticas. (Divulgação, Saul Schramm/Governo de MS)

O Mapa (Ministério da Agricultura e ) descartou a suspeita de aviária que estava sendo investigada em um carcará (Caracara plancus), uma espécie de ave de rapina. O caso era de Anaurilândia, distante 377 quilômetros de Campo Grande.

possui mais de 30 casos descartados para a doença. Apenas em 2025, foram investigados 18 casos, sendo que 11 deles tiveram amostras coletadas para aprofundamento da análise.

Dentre as localidades que tiveram casos descartados, entre galinhas domésticas e também animais silvestres, estão Angélica, Amambai, Jardim, Jaraguari, Inocência e Paraíso das Águas.

O Estado registrou um caso confirmado de gripe aviária, em Bonito em 2023, em galinha de criação doméstica. Este ano foram quatro casos confirmados no país, até agora, sendo um em granja e outros três em criações domésticas, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

Todas as amostras de casos suspeitos são coletadas e enviadas ao laboratório de referência do Ministério da Agricultura em Campinas, , e os dados inseridos no Painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Mapa.

Brasil livre de gripe aviária

O Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais.

O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em comunicado enviado em 18 de junho à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).

“Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, informou o ministério. (Agência Brasil)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem passa mal e morre em via pública na região do Tiradentes

VÍDEO: Dias antes de ser assassinado, homem foi flagrado com facão, causando tumulto em vila onde Emanuelly vivia

eli

Na CPMI do INSS, Eli Cohen alega demora de autoridades policiais sobre fraudes

HVM anuncia parceria estratégica com a BR Log

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

cybertruck elon musk inferninho 2

VÍDEO: Cybertruck de ‘Elon Musk’ dá rolê no Inferninho e deixa visitantes pasmos: ‘Tá de brincadeira’

nota premiada ms (1)

Cinco contribuintes dividem prêmio de R$ 100 mil em sorteio da Nota Premiada MS

Últimas Notícias

Esportes

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Carlo Ancelotti não pôde contar com cinco jogadores

Trânsito

VíDEO: acidente entre Fiat Strada e moto mata jardineiro

O jardineiro estava em uma Honda Biz quando foi atingido por uma Fiat Strada

Brasil

Mendonça vira relator de pedido de suspensão de ação do plano de golpe

Habeas corpus também pede que seja declarada a nulidade da colaboração premiada

Publieditorial

Chip hormonal pra homens! Você precisa pensar sobre!

Você já ouviu falar sobre implantes hormonais para homens?