Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Saúde emitiu a ordem bancária de R$ 8.042.937,54 para a compra de um novo acelerador linear, equipamento fundamental para os atendimentos de radioterapia, a ser destinado ao Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Fabricado na Inglaterra, o equipamento já foi adotado por hospitais de referência internacional, como Albert Einstein (SP), além de centros médicos nos Estados Unidos e na França. Em junho de 2025, o Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu um acelerador, também fruto de aquisição do Ministério da Saúde.
O aparelho substituirá o acelerador atual, em uso há 30 anos. A troca permitirá ampliar a oferta de sessões de radioterapia, otimizando a capacidade de atendimento da unidade, que é referência no tratamento contra o câncer em Mato Grosso do Sul.
O Hospital de Câncer de Campo Grande realiza mais de 17 mil procedimentos mensais e responde por cerca de 72% dos atendimentos oncológicos em todo o Estado. A aquisição do novo equipamento é considerada estratégica para manter e expandir a qualidade do serviço prestado aos pacientes da rede pública.
Em breve, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, também receberá o equipamento. Atualmente, o Ministério da Saúde examina as documentações, e o prazo para conclusão desta etapa inicial é para meados de agosto. A aquisição dos três equipamentos ocorreu com articulação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB).
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***