Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministério da Saúde libera R$ 8 milhões para compra de novo acelerador linear para Hospital de Câncer

Equipamento é fundamental para os atendimentos de radioterapia
Jennifer Ribeiro -
Acelerador será destinado ao Hospital de Câncer de Campo Grande. (Divulgação)

Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Saúde emitiu a ordem bancária de R$ 8.042.937,54 para a compra de um novo acelerador linear, equipamento fundamental para os atendimentos de radioterapia, a ser destinado ao Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em .

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Fabricado na Inglaterra, o equipamento já foi adotado por hospitais de referência internacional, como Albert Einstein (SP), além de centros médicos nos Estados Unidos e na França. Em junho de 2025, o Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recebeu um acelerador, também fruto de aquisição do Ministério da Saúde.

O aparelho substituirá o acelerador atual, em uso há 30 anos. A troca permitirá ampliar a oferta de sessões de radioterapia, otimizando a capacidade de atendimento da unidade, que é referência no tratamento contra o câncer em .

O Hospital de Câncer de Campo Grande realiza mais de 17 mil procedimentos mensais e responde por cerca de 72% dos atendimentos oncológicos em todo o Estado. A aquisição do novo equipamento é considerada estratégica para manter e expandir a qualidade do serviço prestado aos pacientes da rede pública.

Em breve, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em , também receberá o equipamento. Atualmente, o Ministério da Saúde examina as documentações, e o prazo para conclusão desta etapa inicial é para meados de agosto. A aquisição dos três equipamentos ocorreu com articulação do deputado federal ().

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo