Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministério da Saúde divulga imagem do inseto transmissor do vírus oropouche

Detalhamento da espécie busca evitar confusão com ilustração do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya
Osvaldo Sato -
Ilustração foi criada com base em estudos realizados por uma equipe de comunicação científica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou o desenvolvimento da primeira ilustração precisa do Culicoides paraensis, inseto transmissor do vírus Oropouche, conhecido em algumas regiões como maruim ou mosquito-pólvora. A iniciativa foi tomada devido à recorrente confusão na mídia, redes sociais e até publicações científicas, onde o inseto era frequentemente associado de forma equivocada a espécies como o , vetor de doenças como , zika e chikungunya.

Além disso, foi destacado que algumas imagens anteriormente utilizadas, mesmo sendo corretas, não eram representativas devido à baixa qualidade, causada pelo pequeno tamanho do inseto. Para efeito de comparação, foi informado que o Culicoides paraensis mede até 3 milímetros, sendo aproximadamente 12 vezes menor que o Aedes aegypti e 20 vezes menor que o Culex quinquefasciatus, o pernilongo mais comum no Brasil.

A ilustração foi criada com base em estudos realizados por uma equipe de comunicação científica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, em parceria com técnicos, entomologistas e o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a nova ilustração ajudará na disseminação de informações mais precisas sobre o controle de arboviroses no Brasil. Ela ressaltou que a medida contribuirá para que pesquisadores e gestores de saúde compreendam e identifiquem melhor o vetor, evitando confusões e melhorando as estratégias de prevenção.

A doença Oropouche é causada pelo vírus OROV, transmitido pelo inseto Culicoides paraensis. Inicialmente identificada na década de 1950, ocorria em surtos esporádicos na , mas também foi registrada em outros países da América Central e do Sul. Com sintomas semelhantes aos da dengue, muitas vezes era diagnosticada de forma equivocada.

A partir de 2023, a descentralização do diagnóstico molecular para laboratórios estaduais e as mudanças climáticas contribuíram para o aumento de casos em diferentes regiões. A transmissão ocorre quando o inseto pica um humano ou animal infectado, passando o vírus para outro indivíduo. A doença possui dois ciclos: o silvestre, com bichos-preguiça e primatas como hospedeiros, e o urbano, onde humanos são os principais hospedeiros, com o Culicoides paraensis como vetor predominante em ambos. (Com informações da Agência Brasil)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mpf

MPF pede cancelamento das outorgas da Jovem Pan por desinformação e conteúdo antidemocrático

(Ilustrativa)

Empreendedorismo feminino: programa oferece capacitações gratuitas em Campo Grande

Quinto rio entra em nível de estiagem e situação hídrica se agrava no Estado

Equipes de MS, Pelezinho e União/ABC estreiam com vitória na Taça Brasil de Futsal Sub-14

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Estudante prende o pé ao descer de ônibus e é arrastada por rua em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Após R$ 143 milhões em multas em 2024, MS tem operação contra desmatamento da Mata Atlântica

Agentes fiscalizam áreas até o dia 25 de setembro

Cotidiano

Atendimento no UPA Santa Mônica é alvo de elogios em grupo de recomendações

Série de depoimentos positivos em grupo de rede social ressaltam a agilidade, o acolhimento e a qualidade do atendimento prestado

Brasil

Tarcísio pede autorização a Moraes para visitar Bolsonaro em Brasília

Governador de SP é um dos principais articuladores para votar o projeto de anistia no congresso

Transparência

Ex-prefeito de Maracaju é condenado por tirar dinheiro da previdência para pagar servidores

Celso Luiz da Silva Vargas terá de pagar R$ 113 mil em multas e indenizações