Mais de 500 animais foram abençoados pela manhã e mais 500 ainda devem passar pela paróquia São Francisco de Assis, nesta tarde de sábado (4), em Campo Grande. A ação comemora o dia do santo de alma sensível que via o amor de Deus refletido em tudo o que Ele criou, principalmente na natureza.
A devoção de São Francisco de Assis resultou em títulos exaltados até hoje: a de protetor dos animais e padroeiro da ecologia.
“Francisco era muito sensível. Nós somos os herdeiros dessa mensagem bonita que ele viveu e nos deixou. A gente faz sempre com muito gosto o Dia de São Francisco para bênção desses animais. Eles desempenham uma função muito importante, como ajudar um cego a andar direito na rua sozinho, ou mesmo sendo presença, muitas vezes afastando a solidão”, disse o Frei Eurico.
Evelin Viscardi e Geiderson Francisco levaram os cãezinhos Catarina e Alfredo para serem abençoados nesta tarde. Para os tutores, Cataria recebeu um milagre após uma promessa.

“Ela teve cinomose e foi a única que sobreviveu à linhada. Minha esposa fez uma promessa que todo ano iria trazer para a bênção e já vamos para o terceiro ano. Ela está aqui conosco, saudável. O Alfredo também esteve doente. Foi internado uns quinze dias e agora a gente fez a promessa. Ele está vindo pela primeira vez”, disse Geiderson.
Vitória Gabriele Esteves levou a cadelinha Zara, que também foi resgatada após ter sido abandonada em um petshop para receber a benção neste Dia de São Francisco.

“Para mim, é um momento muito importante. A ex-dona dela a entregou de mala e cuia em um petshop. A minha cunhada trabalha em Ong e nós costumamos resgatar animais. Quando vi a Zara, não teve outro jeito, fiquei apaixonada, foi amor à primeira vista e agora é da nossa família. Estou aqui para que ela sempre continue com saúde e alegria”, disse Vitória.
A história aponta que Francisco Bernardone nasceu na Úmbria, na Itália, em 1182. Filho de um rico comerciante de tecidos, viveu uma adolescência sem regras, com muita ostentação e pouca preocupação com o próximo.
No entanto, tudo mudou quando, aos 20 anos, Francisco decidiu se desvincular da ‘vida mundana’ e converter-se à pobreza da vida. Após vender tudo o que tinha, se dedicou a uma vida de ajuda e compromisso com o próximo.
Sobre sua relação com os animais e a natureza, a história mais conhecida é de quando o Santo caminhava enquanto bandos de andorinhas o seguiam formando uma cruz. Já em outra ocasião, Francisco amansou um lobo selvagem ao pedir que o animal tivesse misericórdia dele e de quem o acompanhava. Quando precisavam acender fogueiras na mata, Francisco pedia para que usassem galhos já caídos, evitando a destruição das árvores.
Por estas lições de amor, preocupação com a natureza e devoção, Francisco é celebrado e rememorado por fiéis do mundo todo. Em Campo Grande, todos os anos há uma programação especial para celebrar Francisco de Assis.
Abaixo, você confere o cronograma das festividades do padroeiro em 2024.
No próximo fim de semana haverá a Festa Social. Na sexta (10) e sábado (11), após a Missa da noite, haverá as tradicionais barracas de comida e bebida.
No domingo (12), terá a Costela Fogo de Chão do Padroeiro, das 11h às 14h.
Toda a programação acontecerá na Paróquia Francisco de Assis, localizada na Rua 14 de Julho, 4267 – Bairro São Francisco, em Campo Grande.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.