Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

Ícone das artes visuais, sul-mato-grossense Jonir Figueiredo morreu neste sábado (26)
Lethycia Anjos -
Jonir Figueiredo
Jonir Figueiredo (Arquivo pessoal/ Redes sociais)

“Metamorfose pós-queimada.”, assim o artista plástico sul-mato-grossense Jonir Figueiredo descreveu uma de suas obras feitas com o intuito de retratar a dor, transformação e resistência diante da destruição do Pantanal. Jonir morreu na manhã deste sábado (26), aos 73 anos, em Bonito.

Natural de , berço do bioma, Jonir dedicou mais de 50 anos de carreira a retratar as paisagens, a fauna e a flora da região. Reconhecido como um dos ícones das de , o artista construiu um extenso acervo marcado pelas cores vibrantes da natureza pantaneira. No entanto, com o avanço da superexploração e das queimadas, a arte de Jonir passou a incorporar também um tom de denúncia.

“Este ‘z’ é a minha denúncia sutil da depredação do Pantanal, que já vem há muito tempo”, explicou o artista ao Uol. A troca intencional da letra reflete o desequilíbrio provocado pelas atividades voltadas à exportação e pela degradação ambiental, conforme explicado pelo artista.

A crítica ganhou ainda mais força na série “SOS Pássaros para o Pantanal”. As artes composta por gravuras e desenhos em preto e branco foram criados após as queimadas devastadoras de 2020. Na época, Jonir afirmou ainda que a escolha pelas cores ausentes evidenciava o luto e o silêncio às aves e à biodiversidade ameaçada.

Exposição em Paris

Em 2022, Jonir celebrou cinco décadas de trajetória artística com uma programação internacional. O artista realizou uma exposição no Centro Paris Anim’ Sohane Benziane, na , e participou de atividades na Escola de Língua Herança Cultural, onde ministrou oficinas sobre os animais do Pantanal para crianças.

Jonir Figueiredo
Jonir Figueiredo (Divulgação)

A passagem por Paris também marcou o lançamento do livro. “Jonir: uma trajetória de vida construída com arte”, que reúne parte de sua produção e memórias de vida. De volta ao Brasil, o artista levou a obra para diversas cidades de Mato Grosso do Sul, promovendo encontros com o público e reafirmando seu compromisso com a preservação do bioma pantaneiro.

Primeiro Arte-educador de MS

Considerado o primeiro arte-educador de Mato Grosso do Sul, Jonir é autodidata e um dos principais fomentadores da cultura no estado. Ao longo de sua trajetória, mesclou técnicas e suportes variados para abordar temáticas ligadas à identidade regional, sempre com um olhar sensível e crítico. Além de Paris, seu trabalho já foi exibido em salões e mostras de diferentes países da Europa e nos Estados Unidos, levando o Pantanal a palcos internacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nelsinho tenta novo diálogo com assessores dos EUA sobre negociação do tarifaço

Homem tenta matar namorada afogada ao jogar carro em rio de MS

É um enigma? CRM/MS informa investigação contra médico e nota oficial dá o que falar

Motorista foge de abordagem e abandona carro com 700 kg de maconha

Notícias mais lidas agora

MP pede para juiz seguir com processos sobre mau cheiro da JBS no Nova Campo Grande

bets bolsa família

Ministério da Fazenda e Conar assinam acordo para fiscalizar publicidades de bets

Homem de 58 anos tem mal súbito e morre durante jogo de futebol em Campo Grande

Nattan é detonado após apalpar partes íntimas de fã: ‘Cada dia mais sem noção’

Últimas Notícias

Mundo

Reino Unido e Austrália se juntam ao Canadá e reconhecem formalmente Estado palestino

O Reino Unido e a Austrália se juntaram ao Canadá e também reconheceram formalmente o Estado palestino, às vésperas da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A medida é contrariada pelos Estados Unidos, governado por Donald Trump, que apoia Israel. “Hoje, para reavivar a esperança de paz para os palestinos e israelenses, e … Continued

Trânsito

VÍDEO: Cavalo é flagrado correndo entre carros na Avenida Euler de Azevedo

Pelas imagens, é possível observar que o animal parece bem cuidado e em bom estado de saúde

MidiaMAIS

Crianças da Aldeia Aldeinha levam poesia ao penúltimo dia Feira Literária de Bonito

Suas produções foram inspiradas no livro Quarto de Desejo, de Carolina Maria de Jesus

MidiaMAIS

Michel Teló: conheça a fortuna do sertanejo que inclui fazendas, imóveis e avião

Na estrada desde os 12 anos, Michel Teló tem um império que inclui três fazendas, diversos imóveis e até um avião particular