Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo com isenção, declarar imposto de renda pode valer a pena; entenda

Embora nem todos os brasileiros sejam obrigados a prestar contas ao Leão, a declaração pode trazer benefícios significativos
Osvaldo Sato -
Declaração pode ser feita pelo programa de computador, site ou aplicativo móvel (Foto: Joedson Alves, Agência Brasil)

Com a proximidade do prazo para a entrega da Declaração do IRPF ( Pessoa Física) 2025, referente ao ano-base 2024, surge a dúvida: quem está isento pode fazer a declaração? A dúvida surge porque, apesar de haver faixas em que contribuintes não precisam declarar, o ato pode trazer benefícios significativos.

Conforme Luciene Souza Camargo, contadora em , a declaração do Imposto de Renda pode trazer vantagens até mesmo para os cidadãos isentos. “Para aqueles que são autônomos, a declaração de imposto de renda serve principalmente como comprovante de renda, para utilização junto às instituições financeiras”, afirmou.

Segundo a regra atual, a declaração de imposto de renda isenta as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis totais inferiores a R$ 33.888,00 durante o ano de 2024; e também aquelas que não obtiveram receita bruta anual proveniente de atividade rural superior a R$ 169.440,00.

A , contudo, alerta que “um mesmo contribuinte não pode constar simultaneamente em mais de uma declaração, seja como titular ou dependente, exceto em casos de alteração na relação de dependência no ano-calendário de 2024”.

Quais são as vantagens?

Mesmo que você não se enquadre nos critérios de obrigatoriedade, declarar o Imposto de Renda pode trazer diversos benefícios. Além do citado anteriormente pela contadora, o contribuinte com declaração feita pode manter um histórico útil para comprovar a origem de bens e recursos no futuro.

Ademais, mesmo não sendo obrigado, o interessado pode ter direito a deduções por gastos com saúde, educação, dependentes, entre outros. Ao declarar, pode aproveitar esses benefícios para uma possível restituição.

Isso ocorre porque a pessoa pode ter tido imposto retido na fonte ao longo do ano (por exemplo, sobre salários, férias, 13º) e, tendo sido superior ao imposto devido, a declaração pode gerar uma restituição. Sem declarar, esse dinheiro permanece com o governo.

Assim, para declarar o Imposto de Renda, mesmo não sendo obrigado, o processo é o mesmo dos contribuintes obrigados. É necessário acessar o programa gerador da declaração (PGD IRPF), disponibilizado pela Receita Federal, ou utilizar o site ou aplicativo Meu Imposto de Renda. O contribuinte deverá preencher todas as informações solicitadas de forma precisa e completa.

É importante destacar ainda que algumas pessoas podem ser isentas do pagamento do imposto de renda, mesmo que precisem declarar. É o caso de aposentados e pensionistas diagnosticados com doenças graves listadas na Lei nº 7.713/88, como câncer, Alzheimer e cardiopatia grave. Para obter a isenção, é necessário apresentar os laudos médicos comprobatórios.

Atenção aos prazos

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025 se estende até a última sexta-feira de maio, dia 30. É fundamental se organizar para não perder a data final e evitar multas por atraso.

Já o cronograma para pagamento das restituições, que devem ser feitas mensalmente, a partir de 30 de maio, seguidos por 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

A restituição priorizará as pessoas que atendem a critérios legais, como:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Pessoas com mais de 60 anos que tenham doenças graves ou deficiência;
  • (no caso de maior fonte de rendimento).

Depois disso, terão prioridade os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber via Pix. Na sequência, aqueles que optaram por apenas uma destas duas opções.

Caso a restituição não seja feita até o último lote, o contribuinte provavelmente está na malha fina. A Receita Federal orientou que o próprio contribuinte monitore a situação de sua declaração por meio dos sistemas disponibilizados.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

FALA POVO: Alunos da Orquestra Jovem do Sesc Lageado apresentam músicas clássicas

Objeto lançado na rede elétrica deixou diversos bairros de Campo Grande no escuro

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Fátima Bernardes diz não ter conselhos para sucessor do ‘Jornal Nacional’: ‘Experientes’

Últimas Notícias

Cotidiano

FALA POVO: grupo de rap ‘Voz do Gueto’ garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos cantam sobre cultura na periferia

Política

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Dados do Tribunal Regional Eleitoral indicam que mais de 1 milhão de eleitores não concluíram o Ensino Básico

Cotidiano

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

As demissões ocorreram devido à ‘baixa aderência ao home office’, identificada a partir do monitoramento das máquinas corporativas

Esportes

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

Exame foi realizado durante o Ranking Series de Budapeste, no qual a brasileira conquistou a medalha de ouro