O programa de extensão Mercado Escola, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), começou nesta quinta-feira (14) e visa fomentar a agricultura familiar e a economia criativa. Pelos próximos 12 meses, o projeto funcionará às quintas-feiras, das 10h30 às 18h30.
Segundo a coordenadora do programa de extensão Mercado Escola, Aline Gomes da Silva, são 34 bancadas ocupadas por famílias e/ ou associações e cooperativas de diferentes modalidades.
Os expositores foram selecionados entre os 150 inscritos o Edital de seleção encerrado em julho.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
De maneira geral, a cordenadora explica que o projeto foi pensados para valorizar a agricultura familiar, sociobiodiversidade, economia circular, inovação, além da cultura e biomas sul-mto-grossense.
“O Objetivo principal é o desenvolvimento da comercialização de produtos familiares, mas além da comercialização, os expositores recebem capacitação, assistência técnica por professores e técnicos da UFMS em diversas áreas”, ressalta a coordenadora do Mercado Escola.
Os expositores são, em sua grande maioria, de Campo Grande. No entanto, também existem pessoas, associações e cooperativas de outras cidades do Estado. “Tem expositores de Aquidauana, Bonito e representantes da associação de mulheres de Itaporã”, pontua.
Para o presidente da Cooperativa Pantanal, Alceu Cabral, presidente da cooperativa do Pantanal, o Mercado Escola é uma oportunidade de fomentar os trabalhos.
“É uma iniciativa muito importante para o produtor rural, porque ele não tem espaço para comercialização, ou seja, não tem uma orientação, não tem um momento para comercializar o produto, então a universidade abre as portas para o pequeno produtor crescer”, afirma.
O espaço com 34 bancadas esta no setor 1 da cidade universitária, ao lado do Ginásio Moreninho, em Campo Grande. O local conta com um prédio principal com dois pavimentos, dotado de laboratórios, espaços para manipulação e preparo dos produtos, auditório e salas de aula. À frente, há um amplo pavilhão aberto que abriga os boxes para vendas dos produtos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.