O número de matrículas em tempo integral na rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul cresceu de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep. O aumento acompanha a tendência nacional, onde o índice saltou de 18,2% para 22,9% no mesmo período.
O avanço em MS foi observado em quase todas as etapas da educação básica. Na pré-escola, a proporção de estudantes em jornada ampliada subiu de 3,5% para 4,5%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o crescimento foi de 6,3% para 8,6%, e nos anos finais, de 10,4% para 15,5%. Apenas o ensino médio e as creches registraram leve queda: de 17,4% para 17,3% e de 71,5% para 69,8%, respectivamente.
Segundo o Governo Federal, os números refletem os impactos do programa federal Escola em Tempo Integral, que visa expandir o tempo de permanência dos estudantes nas escolas com foco em uma formação mais completa e equitativa.
Em nível nacional, o programa contribuiu para o aumento das matrículas em tempo integral em todas as etapas, com destaque para o ensino médio, que passou de 20,4% em 2022 para 24,2% em 2024 — perto da meta de 25% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para este ano.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os avanços são resultado da articulação entre União, estados e municípios. “É um esforço conjunto para alcançarmos as metas da educação básica com base em dados concretos”, afirmou.
O programa prevê ao menos 7 horas diárias de aula e prioriza escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade, com apoio técnico e financeiro do Governo Federal. Desde 2022, o número de redes de ensino com políticas para educação integral passou de 17% para 64%, segundo o MEC.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.