Pular para o conteúdo
Cotidiano

Matrículas no ensino integral em MS crescem e acompanham avanço nacional na educação básica

Número de matrículas em tempo integral na rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul cresceu de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024, segundo dados do Censo Escolar 2024
Osvaldo Sato -
escolas
Estudantes REE (Divulgação, SED)

O número de matrículas em tempo integral na rede pública de ensino de cresceu de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo . O aumento acompanha a tendência nacional, onde o índice saltou de 18,2% para 22,9% no mesmo período.

O avanço em MS foi observado em quase todas as etapas da educação básica. Na pré-escola, a proporção de estudantes em jornada ampliada subiu de 3,5% para 4,5%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o crescimento foi de 6,3% para 8,6%, e nos anos finais, de 10,4% para 15,5%. Apenas o ensino médio e as creches registraram leve queda: de 17,4% para 17,3% e de 71,5% para 69,8%, respectivamente.

Segundo o , os números refletem os impactos do programa federal Escola em Tempo Integral, que visa expandir o tempo de permanência dos estudantes nas escolas com foco em uma formação mais completa e equitativa.

Em nível nacional, o programa contribuiu para o aumento das matrículas em tempo integral em todas as etapas, com destaque para o ensino médio, que passou de 20,4% em 2022 para 24,2% em 2024 — perto da meta de 25% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para este ano.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os avanços são resultado da articulação entre União, estados e municípios. “É um esforço conjunto para alcançarmos as metas da educação básica com base em dados concretos”, afirmou.

O programa prevê ao menos 7 horas diárias de aula e prioriza escolas que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade, com apoio técnico e financeiro do Governo Federal. Desde 2022, o número de redes de ensino com políticas para educação integral passou de 17% para 64%, segundo o MEC.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grupos se organizam para caçar onças após ataque e Governo de MS redobra atenção

prefeitura aumento escalonado

Câmara aprova aumento escalonado para 474 servidores da Prefeitura de Campo Grande

Em alerta constante, moradores do bairro Chácara dos Poderes sofrem com alagamentos a cada nova chuva

Cine MIS exibe dois documentários em tributo a Cândido Alberto da Fonseca

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

Alems aprova salário a dirigentes de entidades sem fins lucrativos e outros 3 PLs

Últimas Notícias

Cotidiano

Onça suspeita de matar ‘Jorginho’ passará por uma bateria de exames no CRAS

A onça está apresentando 26 quilos a menos do esperado

MidiaMAIS

Sucessos no cinema, confira lista de filmes sobre a vida de Papas e a igreja

Tradições da igreja católica para a escolha de um novo Papa sempre despertaram curiosidade no cinema

Cotidiano

Previsão do tempo: Fim de semana em MS será marcado por chuvas intensas e risco de alagamentos

No final de semana, temperaturas mínimas em Campo Grande devem oscilar entre 22°C e 23°C pela manhã e entre 25°C e 28°C à tarde

Brasil

Lula diz que atitude do governo dos EUA com Erika Hilton é abominável

Ele sancionou projetos de lei que combatem a violência contra mulheres