O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou, nesta sexta-feira (5), a contratação de 10 novos médicos peritos em Mato Grosso do Sul. O objetivo é agilizar os atendimentos e zerar a fila de espera para as perícias no Estado.
Esses novos peritos serão distribuídos em seis cidades. Dois profissionais serão enviados para Aquidauana, Corumbá, Paranaíba e Sidrolândia, enquanto um perito irá para Coxim e Anastácio. Essa distribuição descentralizada vai tornar as perícias mais acessíveis, evitando que os segurados precisem se deslocar para outras cidades.
A perícia médica é etapa do processo de concessão de benefícios como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada). O perito avalia a capacidade de trabalho do segurado, analisando laudos, exames e atestados médicos.
Articulação
A contratação desses novos peritos é resultado de um esforço conjunto. O gerente-executivo do INSS de Campo Grande, Raimundo Martin Pereira Ruiz, solicitou ao deputado federal Vander Loubet (PT-MS) que fizesse a articulação em Brasília. Esse trabalho político foi essencial para que o pedido chegasse ao Governo Federal e as contratações fossem viabilizadas.
O deputado Vander Loubet destacou a iniciativa como parte de um esforço do Governo Federal para resolver o problema da longa espera por perícias. “A fila para a perícia do INSS é um problema antigo em todo o nosso país. Agora, com o presidente Lula, o Governo Federal está buscando soluções para que essa dificuldade seja sanada”, afirmou. Ele também reforçou que a presença de peritos em cidades como Sidrolândia é um avanço para a população local, que não precisará mais viajar para ser atendida.
Além da contratação dos novos peritos, o deputado Vander Loubet também mencionou as ações do governo para ressarcir aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios. Segundo o Ministério da Previdência Social, 1,64 milhão de pessoas já foram ressarcidas, o que representa 98,5% das que fizeram acordo com o Governo Federal. Esse número é um sinal do compromisso do governo em corrigir os erros do passado e respeitar os direitos dos segurados.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)