Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul está livre de febre aftosa sem vacinação, anuncia OMSA

O momento é histórico e representa uma importante conquista sanitária para o país
Priscilla Peres -
Comitiva brasileira em Paris (Divulgação, CNA)

Todo o Brasil, incluindo , foi reconhecido como território livre de febre aftosa sem vacinação. O momento é histórico e representa uma importante conquista sanitária, devido às possibilidades de ampliação de mercado.

O status sanitário foi aprovado durante a realização da 92ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal, que acontece na manhã desta quinta-feira (29), em Paris, na França. Mato Grosso do Sul atua desde 2017, com ações ativas para retirada da vacinação.

Participaram da ação em Paris, a senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), e o presidente da (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni.

Para a CNA, a senadora destacou que a conquista do certificado vem sendo construída com muitas mãos ao longo dos anos e agradeceu a todos os envolvidos no processo de erradicação e vigilância da febre aftosa. “Hoje é um dia histórico, de emoção e muita gratidão a todos que participaram desse momento para que tivéssemos o certificado na mão”.

Tereza Cristina reforçou a necessidade de continuar trabalhando para manutenção do status declarado pela OMSA. “Os produtores rurais conquistam um status diferente, podendo acessar mercados mais exigentes, que pagam mais pela carne e que, sem esse status, não poderiam ser alcançados”. A senadora concluiu que “o Brasil continuará no rumo da produção da carne bovina de qualidade, fazendo a diferença”.

Produtor consciente

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, afirmou que o reconhecimento internacional mostra que o Brasil é um produtor consciente, responsável e que preserva o meio ambiente. “Esse status reforça a característica de qualidade da nossa carne, e pode abrir novos mercados para os produtores rurais”.

A Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) destaca que o trabalho não se encerra aqui. O novo status traz também novos desafios e responsabilidades para todos os atores envolvidos, com vistas a manter o rebanho em condições sanitárias adequadas e a fortalecer cada vez mais o papel do País como grande produtor e fornecedor de alimentos de origem animal para o Brasil e o mundo.

É a primeira vez que o Brasil alcança essa condição de excelência em seus controles sanitários, erradicando do seu território o vírus da febre aftosa, doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos, conforme informações do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Meia maratona: Trechos da Avenida Presidente Vargas serão interditados em Dourados

Éder Militão e Tainá Castro se casam com cerimônia luxuosa em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Falha na inscrição da Prova Nacional Docente afeta professores de MS

Últimas Notícias

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações

Famosos

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Zezé di Camargo deu o que falar ao desafinar durante um show em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso; veja o vídeo que viralizou na web

Cotidiano

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

Espaço está interditado desde março de 2025 para averiguação arbórea

Polícia

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Eletricista de 20 anos morreu ao colidir a motocicleta que pilotava com um carro no Centro de Três Lagoas