Moradores de vários bairros em Campo Grande seguem relatando mato alto em terrenos e aparência de ‘abandono’. A Solurb reduziu desde dezembro as ordens de serviço, como limpeza das ruas e o corte dos matagais.
Leitora do Jornal Midiamax, que prefere manter a identidade em sigilo, é moradora do Jardim Canguru e informou que sente que o bairro está ‘abandonado’. “Faz dias que esse matagal só cresce. As chuvas também contribuem pra isso. O problema, para além do mato alto, é que as pessoas começaram a jogar lixo e até animal morto no local. Esse matagal, como vocês podem ver nas imagens, é ao lado de uma escola. Como fica a segurança das crianças, em um caso como esse?”, desabafou.

Secretaria informa “empenho” para resolver situação de bairros
Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que está empenhada em resolver a situação dos bairros. Abaixo, confira o texto enviado à redação:
“A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informa que está empenhada em atender essas demandas dos bairros e as equipes estão trabalhando todos os dias para agilizar os trabalhos de roçada e limpeza das praças e áreas públicas.”
Solurb reduz serviço de limpeza de terrenos e praças e mato toma conta
Enquanto Campo Grande comemora o título de Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo) pela sexta vez consecutiva, a ‘era verde’ também parece se estender para os terrenos e praças públicas onde o matagal toma conta, em vários bairros da Capital.
Reclamações diárias têm traçado um panorama e expõem um problema sofrido pela população: a insuficiência do serviço de roça do mato. Como consequência, bairros como o Nova Campo Grande, Caiobá, Paulo Coelho Machado e outros enfrentam o crescimento desenfreado do matagal – intensificado pelas chuvas típicas do verão.
Desde dezembro, a Solurb reduziu as ordens de serviço após redirecionamento orçamentário proposto pela Prefeitura de Campo Grande. Naquele mês, inclusive, 350 funcionários foram demitidos por conta disso.
E não é preciso ir muito longe para ‘entrar no matagal’. Canteiros da Avenida Afonso Pena, a principal via do município, sofrem com o problema, indicando uma grave falha no serviço.
Desde dezembro, a Prefeitura de Campo Grande suspendeu parte das ordens de serviço para estas atividades. Conforme o Executivo Municipal, a medida faz parte de uma “reestruturação dos gastos públicos”. Segundo o Executivo Municipal, agora o serviço de roça é feito pela Solurb e por equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).
“Nova realidade operacional”
A Solurb informou que o cronograma dos serviços de limpeza e roçada estão sendo executados conforme prioridade estabelecida pela prefeitura. “Continuamos realizando as atividades dentro das demandas encaminhadas pela Prefeitura, por meio de Ordens de Serviço, e com uma equipe ajustada à nova realidade operacional”, ressalta nota enviada ao Jornal Midiamax.
Nem só este tipo de serviço foi reduzido. A concessionária também ressaltou que houve a redução significativa também na varrição, pintura de meio fio e limpeza de bocas de lobo. Por sua vez, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) está trabalhando para agilizar o serviço de roçada e limpeza de áreas públicas e praças.

“Para ganhar tempo no deslocamento das equipes, a programação de serviços está sendo feita por região, evitando assim o vai e vem das equipes de um local para o outro em pontos distantes”, informa à reportagem. Entretanto, não citou quais bairros ou regiões serão os próximos a receber as equipes.

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.