Pular para o conteúdo
Cotidiano

Matagal no Jardim Canguru é preocupação de moradores, que encontraram animal morto no local

Secretaria informa que está empenhada em atender essas demandas dos bairros
Schimene Weber -
Lixo toma conta e preocupa moradores da região (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Moradores de vários bairros em seguem relatando mato alto em terrenos e aparência de ‘abandono’. A Solurb reduziu desde dezembro as ordens de serviço, como limpeza das ruas e o corte dos matagais.

Leitora do Jornal Midiamax, que prefere manter a identidade em sigilo, é moradora do e informou que sente que o bairro está ‘abandonado’. “Faz dias que esse matagal só cresce. As chuvas também contribuem pra isso. O problema, para além do mato alto, é que as pessoas começaram a jogar lixo e até animal morto no local. Esse matagal, como vocês podem ver nas imagens, é ao lado de uma escola. Como fica a segurança das crianças, em um caso como esse?”, desabafou.

Matagal e acúmulo de lixo é visível no local (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Secretaria informa “empenho” para resolver situação de bairros

Em nota, a (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que está empenhada em resolver a situação dos bairros. Abaixo, confira o texto enviado à redação:

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informa que está empenhada em atender essas demandas dos bairros e as equipes estão trabalhando todos os dias para agilizar os trabalhos de roçada e limpeza das praças e áreas públicas.”

Solurb reduz serviço de limpeza de terrenos e praças e mato toma conta

Enquanto Campo Grande comemora o título de Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo) pela sexta vez consecutiva, a ‘era verde’ também parece se estender para os terrenos e praças públicas onde o matagal toma conta, em vários bairros da Capital.

Reclamações diárias têm traçado um panorama e expõem um problema sofrido pela população: a insuficiência do serviço de roça do mato. Como consequência, bairros como o Nova Campo Grande, Caiobá, Paulo Coelho Machado e outros enfrentam o crescimento desenfreado do matagal – intensificado pelas chuvas típicas do verão.

Desde dezembro, a Solurb reduziu as ordens de serviço após redirecionamento orçamentário proposto pela Prefeitura de Campo Grande. Naquele mês, inclusive, 350 funcionários foram demitidos por conta disso.

E não é preciso ir muito longe para ‘entrar no matagal’. Canteiros da Avenida Afonso Pena, a principal via do município, sofrem com o problema, indicando uma grave falha no serviço.

Desde dezembro, a Prefeitura de Campo Grande suspendeu parte das ordens de serviço para estas atividades. Conforme o Executivo Municipal, a medida faz parte de uma “reestruturação dos gastos públicos”. Segundo o Executivo Municipal, agora o serviço de roça é feito pela Solurb e por equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

“Nova realidade operacional”

A Solurb informou que o cronograma dos serviços de limpeza e roçada estão sendo executados conforme prioridade estabelecida pela prefeitura. “Continuamos realizando as atividades dentro das demandas encaminhadas pela Prefeitura, por meio de Ordens de Serviço, e com uma equipe ajustada à nova realidade operacional”, ressalta nota enviada ao Jornal Midiamax.

Nem só este tipo de serviço foi reduzido. A concessionária também ressaltou que houve a redução significativa também na varrição, pintura de meio fio e limpeza de bocas de lobo. Por sua vez, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) está trabalhando para agilizar o serviço de roçada e limpeza de áreas públicas e praças.

mato
Praça no Portal do Panamá (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

“Para ganhar tempo no deslocamento das equipes, a programação de serviços está sendo feita por região, evitando assim o vai e vem das equipes de um local para o outro em pontos distantes”, informa à reportagem. Entretanto, não citou quais bairros ou regiões serão os próximos a receber as equipes.

mato
Mato alto no canteiro da Afonso Pena (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados