Mesmo rápida, a chuva da manhã desta segunda-feira (22) foi suficiente para melhorar a qualidade do ar de Campo Grande. Após semanas com muitos incêndios na Capital, que geram acúmulo de gases poluentes na atmosfera, a água da chuva atua para retirar essa poluição.
“Já limpou a atmosfera”, comemora Widinei Alves Fernandes, coordenador do Projeto QualiAR, que monitora a qualidade do ar de Campo Grande na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele explica que ainda não é possível determinar o índice da qualidade do ar, mas “que a qualidade do ar melhorou muito”.
Gráfico enviado ao Jornal Midiamax pelo especialista mostra que às 7h07 desta segunda-feira o índice PM2.5, que mede a quantidade de partículas suspensas no ar, mostrava 11.52 μm/m3. Entre 8h e 12h, o monitoramento registrou chuva de 15mm, que atuou para ‘limpar’ a atmosfera. Então, o índice de poluição despencou.

Chuva prevista
Desde ontem (21), todo o Mato Grosso do Sul estava sob alerta para tempestade e vendaval, segundo o Inmet. Também há informações de temporais em Amambai, Aral Moreira e Ponta Porã nesta madrugada. O instituto indica que essas chuvas anunciam o avanço de uma frente fria sobre o Estado no início da semana.
Em caso de chuva muito forte e ventania, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar manter aparelhos elétricos na tomada.
A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) podem ser acionados em casos de emergências ou dúvidas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.