Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 43 mil candidatos não conseguiram CNH até fim do prazo estendido pela 6ª vez

Última prorrogação pela pandemia do Covid-19 terminou no dia 31 de março
Aline Machado -
Pista de exames práticos do Detran, em Campo Grande. (Henrique Arakaki, arquivo Jornal Midiamax)

Mais de 43 mil candidatos perderam o prazo até 31 de março para concluir a primeira habilitação e não conseguiram obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Esse grupo iniciou o processo entre 2019 e 2023 e recebeu seis prorrogações da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

A primeira prorrogação foi concedida em março de 2020. A segunda em setembro do mesmo ano. Em seguida, novas portarias foram publicadas em março de 2021, julho de 2021, novembro de 2022, dezembro de 2023 e dezembro de 2024. Na última prorrogação, o prazo final foi 31 de março.

Os candidatos que não conseguiram obter a Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo precisarão refazer todas as etapas do processo: exames, aulas teóricas, prova teórica, aulas práticas e exame prático.

Balanço Detran-MS

O (Departamento Estadual de Trânsito de ) divulgou que candidatos iniciaram 216.591 processos entre 2019 e 2023 no estado. Desses, 173 mil conseguiram obter a CNH.

“Nós organizamos diversos mutirões, inclusive aos sábados e feriados. Em algumas semanas, realizamos 600 exames por dia para garantir que ninguém ficasse de fora. Divulgamos amplamente as informações e notificamos os candidatos por e-mail. Fizemos tudo ao nosso alcance para que todos tivessem a oportunidade de concluir o processo. O resultado foi satisfatório, pois conseguimos entregar quase 173 mil novas habilitações entre 2019 e 2024″, afirma a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab.

Dos 173 mil candidatos aprovados, 104 mil obtiveram a categoria AB, que permite conduzir carros e motos. Outros 55 mil concluíram o processo na categoria B, válida apenas para carros. Os demais 4 mil conseguiram licença para a categoria A, destinada a veículos de duas ou três rodas.

Desde 2019, a Gerência de Exames do Detran-MS aplicou 324.365 exames teóricos e 618.853 provas práticas. A média mensal foi de 4,3 mil provas teóricas e 8,2 mil práticas. Em dezembro de 2024, o número de exames práticos dobrou para 16 mil.

Vale destacar que a Senatran estendeu os prazos exclusivamente para atender os candidatos que iniciaram a primeira habilitação entre 2019 e 2023. Quem começou as aulas a partir de janeiro de 2024 deve seguir o prazo regular de 12 meses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

futebol ato atleta

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Jair Bolsonaro (PL) retornou para prisão domiciliar neste domingo (14). Ele deixou hospital após série de atendimentos. O médico do ex-presidente, Cláudio Birolini, afirmou que o militar possui princípio de anemia. Assim, lembrou que a condenação deixou o ex-presidente fragilizado. “Ele é um senhor de 70 anos, que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Está bastante … Continued

Emprego e Concurso

Processo seletivo de Paranaíba está com vagas abertas até dia 22

São 26 vagas para cargos de nível médio e superior

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica