A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) de Dourados realizou uma ação especial no sábado (27) nas unidades de atenção primária do Jóquei Clube, Parque do Lago II, Maracanã e Ildefonso. O objetivo é ampliar o acesso das mulheres a métodos contraceptivos de longa duração, como o DIU e o Implanom.
Foram disponibilizadas 60 vagas para a inserção dos dispositivos. Além disso, os postos de saúde do Jóquei Clube e do Parque do Lago II mantiveram suas salas de vacinas abertas, permitindo a atualização do cartão vacinal da população.
De janeiro a junho de 2025, as unidades de atenção primária de Dourados realizaram a inserção de 516 DIUs.
A Sems informou que, em 2023, a maioria dos procedimentos era realizada na Clínica de Atendimento à Mulher (CAM) e em hospitais, exigindo maior deslocamento das pacientes.
No ano passado, a rede de atenção primária passou a concentrar a maior parte desses procedimentos, tornando o serviço mais acessível. Em 2024, foram contabilizados mais de 2.500 procedimentos entre DIU e Implanom em toda a rede.
Cristiano Hamilton Nazareth Almeida, coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Sems, reforçou o compromisso da Prefeitura em garantir acesso integral à saúde da mulher e fortalecer as práticas de planejamento familiar.
Mulheres interessadas devem procurar a equipe de saúde da família de referência para obter mais informações.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.