Só em junho deste ano, o Centro-Oeste registrou 679.054 CNPJs negativados. Os dados, apresentados pelo Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, revelam que 31,5% das empresas de Mato Grosso do Sul estavam inadimplentes no período analisado.
Ao todo, 105.453 CNPJs sul-mato-grossenses estavam negativados. Apesar do estado ocupar o terceiro lugar no ranking de proporção de empresas inadimplentes, também corresponde ao menor número absoluto.
Quando se analisa em proporção, o DF (Distrito Federal) apresenta o maior índice de empresas devedoras, com 42,7%. Assim como Mato Grosso do Sul, MT (Mato Grosso) registrou proporções intermediárias, com 29,6%. Por fim, GO (Goiás) aparece na última posição, com 27,3%.
Tratando-se de quantidade, a lista é liderada por GO, com 249.628 empresas inadimplentes. Na sequência aparecem DF (175.717), MT (148.256) e MS (105.453).
Recorde histórico
Além da região Centro-Oeste, o mês de junho também registrou um recorde histórico no Brasil, com 7,8 milhões de empresas com contas em atraso. O número equivale a 32,9% das companhias do país.
De acordo com a Serasa Experian, os dados de inadimplência refletem diretamente os efeitos da política monetária restritiva. A maior seletividade entre os credores pode ter limitado as possibilidades de negociação e, consequentemente, aumentado o número de empresas devedoras.
Inadimplência por setor
Em comparação a maio, houve um aumento de mais de 100 mil negócios inadimplentes. Entre os CNPJs negativados em junho no Brasil, 7,4 milhões eram micro, pequenas e médias empresas.
Ainda, a pesquisa revela que, das companhias inadimplentes em junho, a maioria pertencia ao setor de “Serviços”, com 53,8%. A área aparece na lista seguida por “Comércio” (33,9%), “Indústria” (8%), “Outros” (3,2%) e “Primário” (1%).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.