Pular para o conteúdo
Cotidiano

Levantamento aponta que apenas 12 municípios recebem sinal 5G em Mato Grosso do Sul

Cenário indica uma estagnação da cobertura em área rural e urbana do Estado
Jennifer Ribeiro -
Apenas 12 municípios de MS têm acesso à rede 5G (Thalya Godoy, Jornal Midiamax)

Nesta terça-feira (10), foi divulgado um levantamento que coloca no mapa da exclusão digital. Conforme dados disponibilizados pelas operadoras à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cerca de 1,16 milhão de pessoas não têm acesso à rede 5G no Estado, o que representa 47,72% dos sul-mato-grossenses. Dos 79 municípios, apenas 12 recebem sinal 5G, o que indica uma estagnação da cobertura em área rural e urbana do Estado.

Os municípios com cobertura são , Dourados, Três Lagoas, , Aquidauana, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Corumbá, Ivinhema, Maracaju e Chapadão do Sul, segundo a Anatel.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No entanto, o levantamento aponta que o cenário não é diferente em relação às outras redes de conectividade, especialmente na área rural, onde cerca de 251.536 moradores não têm acesso às tecnologias 3G, 4G e 5G.

Este quantitativo coloca Mato Grosso do Sul em 20º lugar no ranking de conectividade rural do Brasil, acima, apenas, do Tocantins, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Amapá e Roraima. Apenas 27,10% da população rural do Estado tem acesso à cobertura.

O documento aponta ainda que 273 mil moradores — de área rural ou urbana — não têm acesso ao 4G. Assim, Vicentina, Alcinópolis, Figueirão, Jateí, Rio Negro e Taquarussu integram os municípios que não recebem sinal da Claro. Já Figueirão, Japorã e Paranhos não recebem cobertura da Vivo.

Isso indica que existem ao menos 23,5 mil moradores em 62 localidades do interior sem acesso ou com acesso precário às tecnologias móveis. Esses povoados, vilas, aldeias e núcleos populacionais estão distribuídos em 37 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Pesquisa

Uma pesquisa de campo via questionário foi enviada para as 79 prefeituras do Estado. Dessas, 30 responderam. Pelas respostas, avalia-se que 53,3% dos municípios reconhecem que há áreas urbanas sem sinal de celular e que 96,7% da população enfrenta dificuldades frequentes com os serviços de telefonia móvel.

Das respostas encaminhadas, entram como as principais queixas: sinal fraco (82,1%); interrupções frequentes (57,1%); chamadas com falhas (32,1%); e internet falha (25%).

Dessas prefeituras que participaram da pesquisa, 16 contam com distritos. Dos 25 distritos consultados, 68% indicaram que não há sinal de celular em toda a área densamente populosa da região.

Esse levantamento foi realizado pelo deputado estadual Neto (PSD), que apresentou requerimento, em breve, encaminhado à Anatel.

Conforme o documento, a justificativa é de que Mato Grosso do Sul “sofre verdadeiro ‘apagão’ em se tratando de cobertura de telefonia móvel e internet, principalmente em municípios do interior e seus respectivos distritos”.

O texto pontua que “considerando as competências da Anatel para regulação do setor”, requer-se que sejam apresentadas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul as seguintes informações:

a. Os Planos de investimento atualizados, inclusive para as tecnologias 5G, 4G e 3G nos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul;
b. Cronogramas eventualmente aprovados pela Anatel quanto à ampliação de cobertura de telefonia móvel e internet no Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive área rural;
c. Relatório de cumprimento de metas contratuais por parte das operadoras para apuração de eventuais vazios de cobertura no Estado de Mato Grosso do Sul.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Últimas Notícias

Política

‘Brasil não tem que baixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump

Brasil

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Até o momento, apenas o ministro Flavio Dino se manifestou sobre o assunto

Economia

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Decreto de 50% assinado e sanções ao ministro do ST, Alexandre de Moraes, influenciaram na queda da moeda brasileira